Culinária Hoje

Como proteger o antiaderente da panela? Veja 6 dicas simples

Aumente a durabilidade e faça com que seu investimento em panelas com teflon valha a pena!

Você sabia que é necessário proteger o antiaderente da panela ? Se a realidade fosse como as propagandas afirmam, só o fato de comprar uma panela com esse tipo de tecnologia já seria a resolução de todos os problemas!

A panela antiaderente é um investimento excelente, que promete facilidade no preparo de receitas e também uma limpeza sem dificuldade nenhuma. Por outro lado, a panela por si só não faz milagre: é preciso cuidar do material antiaderente antes mesmo de usar, em um processo conhecido como “cura”.

Para além de “curar” a panela, também é importante tomar algumas precauções no dia a dia. A panela antiaderente é mais bonita, facilita a limpeza e não exige óleo ou azeite para “untar” na hora de preparos, mas — por tantos benefícios — ela também é um pouco mais cara do que as panelas que não esbanjam dessas características.

Dessa forma, seguindo algumas dicas simples, você pode fazer com que o dinheiro que você investiu valha a pena por muito mais tempo! Veja quais são logo abaixo:

6 dicas para proteger o antiaderente da sua panela favorita

Antes do primeiro uso, faça a “cura”

Esse truque é famoso entre as avós, que passavam camadas generosas de óleo para fazer a “cura” das panelas de ferro! Mesmo com a evolução de materiais e métodos, esse hábito não deve ser abandonado. Assim como o ferro, a cerâmica e o aço, as panelas de teflon também exigem um cuidado prévio ao uso para garantir uma maior funcionalidade e vida útil do utensílio. Em seguida, confira o passo a passo completo:

Passo a passo da “cura”:

  1. Tire a sua panela novinha da embalagem e retire todo o plástico que a protege;
  2. Com uma esponja macia e detergente, lave o utensílio;
  3. Em seguida, seque bem e unte a parte interna generosamente com óleo de cozinha;
  4. Leve a fogo baixo por dois minutos;
  5. Deixe esfriar e depois lave mais uma vez;
  6. Pronto, agora é só aproveitar todos os benefícios da sua panela antiaderente!

No dia a dia, evite riscos ao máximo!

Mexer, desgrudar, guardar, lavar… Todos os processos que envolvem a panela a expõe a potenciais estragos. E, claro, isso é normal, mas também vale adotar alguns hábitos simples para evitá-los! Afinal, quando riscamos uma panela antiaderente, o material que a reveste se desprende e a panela começa a perder todos os benefícios que te fizeram comprá-la em primeiro lugar. Para aproveitar seu investimento ao máximo, veja as dicas do Guia da Cozinha.

Abandone utensílios de metal

Ao manusear uma panela antiaderente, não vale usar aquela colher de metal e muito menos cortar os alimentos em sua superfície! Para garantir que seu investimento valha ao máximo, aposte em colheres de pau ou espátulas de silicone e minimize riscos. Além disso, quando for guardar as suas panelas, procure armazená-las lado a lado. Isso porque colocar as superfícies antiaderentes em atrito direto pode prejudicar o funcionamento da sua panela favorita!

Limpe com cuidado e paciência

Um dos pontos positivos desse tipo de panela é a facilidade na hora da limpeza! Por não grudar, as panelas com película antiaderente são exigem o mínimo esforço na hora da louça, então só uma esponja macia e um detergente tradicional já são suficientes. Mesmo se algo acabar grudando, basta deixar de molho com água e detergente e pronto! Em outras palavras, nada de usar esponjas de aço ou mesmo produtos abrasivos para a limpeza.

Até as altas temperaturas merecem atenção

Calma, a gente sabe que o papel das panelas é aquecer! O que queremos dizer aqui é que a panela antiaderente pode ser muito bem aproveitada na cozinha, mas seu uso não é universal. No caso de frituras ou receitas que exigem um tempinho no forno, é preferível substituir sua panela antiaderente por outros utensílios, já que as temperaturas excessivas podem fazer com que a película antiaderente se desprenda.

Guia da cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *