Geral

Coder e reeducandos constroem uma Nova Chance dentro dos muros da penitenciária

 

A unidade de fabricação de artefatos de concreto na Penitenciária da Mata Grande, em parceria com o Projeto Nova Chance, está se aproximando da conclusão. Essa iniciativa é resultado da colaboração entre o projeto, Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, a penitenciária e a Prefeitura de Rondonópolis, com a Coder – Empresa Pública de Desenvolvimento de Rondonópolis liderando a implementação. A parte de alvenaria da obra, executada pela Coder, já está finalizada, restando agora a execução das partes elétrica e hidráulica, que serão realizadas pela Instituição e terão início ainda esta semana.

O Projeto Nova Chance é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação Nova Chance (FUNAC), uma instituição do Governo do Estado de Mato Grosso. Criada com base na Lei Complementar Estadual n.° 291, de 26 de dezembro de 2007, e instituída pelo Decreto 1.478 de 29 de julho de 2008, a FUNAC tem como objetivo contribuir para o processo de ressocialização de homens e mulheres em privação de liberdade, por meio de ações que proporcionem sua reinserção social.

Os reeducandos da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa terão a oportunidade de trabalhar dentro do complexo prisional, graças a essa unidade de fabricação.

O objetivo é proporcionar aos reeducandos a chance de adquirir habilidades profissionais e contribuir para a sociedade, sem precisarem sair do local.

Os artefatos de concreto produzidos terão diversas finalidades, abrangendo a construção civil, infraestrutura urbana e outras aplicações. Entre os materiais a serem fabricados estão blocos, meio-fios, pavers, canaletas, tampas de cavaletes e pilares para bocas de lobo, entre outros.

“Além disso, a Coder está comprometida com a sustentabilidade e a reutilização de materiais. Parte da matéria-prima utilizada na fabricação dos artefatos de concreto será proveniente de resíduos de construção civil. Esses resíduos, no futuro, serão processados em uma usina de reciclagem que está sendo finalizada na unidade 3 da Coder”, destacou Marcus Vinícios das Neves Lima, presidente da Coder.

Cleomar Pilar/assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *