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Clássico dos anos 1960, Mercedes-Benz L-1113 ainda é produzido no Irã

Caminhão mais vendido no Brasil, o antigo Mercedes-Benz L-1113 segue em produção até os dias atuais pela Iran Khodro Diesel no Irã

O L-1113 é produzido sob licença no Irã pela Iran Khodro Diesel
Crédito:Divulgação/Iran Khodro Diesel
Apesar da idade avançada para um veículo de transporte pesado, o Mercedes-Benz L-1113 ainda é uma figura presente nas estradas do Brasil. Fabricado no País entre as décadas de 1970 e 1980, o clássico caminhão continua em produção até hoje. No entanto, isso ocorre apenas no Irã. Por lá, a empresa local Iran Khodro Diesel produz o modelo sob licença da montadora alemã desde 1989.

No Irã, o L-1113 tem outros nomes: a versão 4×2 é chamada LK 1924 e o modelo 6×4, LK 2624. Porém, até onde se sabe, os iranianos não criaram apelidos para o antigo caminhão da Mercedes. No Brasil, o veículo é conhecido como “Fusca das Estradas” devido à sua robustez e popularidade. Outro apelido é “Mercedes Muriçoca”, indicando que ele possui a quinta roda no cavalo para engatar carretas.

Mercedes-Benz, Iran Khodro Diesel, L-1113
Divulgação/Iran Khodro Diesel

O modelo produzido no Irã mantém o design original da série AGL da Mercedes-Benz, lançada na Europa em 1959. Esse design é caracterizado pela cabine com o capô avançado, faróis redondos e grade dianteira com moldura cromada. Além disso, a configuração interior também é fiel ao modelo antigo, exceto pelo volante moderno e pelos bancos atualizados. Por outro lado, a parte mecânica do caminhão iraniano mudou bastante comparado aos últimos modelos do tipo produzidos no Brasil.

 

Mercedes-Benz,
Divulgação/Iran Khodro Diesel

L-1113 atualizado

A Iran Khodro Diesel oferece os modelos LK 1924 e LK 2624 impulsionados pelo o motor OM355LA, da Mercedes-Benz. Esse propulsor é um seis cilindros em linha de 11,6 litros, turbodiesel, com injeção direta de combustível. Segundo o fabricante iraniano, gera 280 cv de potência e 100 mkgf de torque. O câmbio é manual de seis marchas na versão 4×2, enquanto o modelo 6×4 tem 16 velocidades.

Além do conjunto mecânico mais potente, o L-1113 produzido no Oriente Médio possui algumas comodidades extras e até itens de segurança. Ele possui, por exemplo, direção hidráulica, rádio com entrada USB, aquecedor na cabine e freios ABS. Ademais, o fabricante iraniano redesenhou os retrovisores externos do antigo caminhão, oferecendo melhor visibilidade ao motorista.

L-1113, Mercedes-Benz
Divulgação/Iran Khodro Diesel

Caminhão mais vendido no Brasil

Os veículos pesados da gama AGL da Mercedes-Benz ainda são os caminhões mais vendidos do Brasil. A série teve duas versões no país: o L-1111, produzido entre 1964 e 1970, e o L-1113, fabricado de 1970 até 1987. Juntos, somaram cerca de 240 mil emplacamentos. Atualmente, a Tabela Fipe avalia um caminhão L-1113 do último ano de produção no Brasil em R$ 60.125,00.

O estradão

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