Geral

Captação de órgãos no HMC beneficia pacientes em Brasília e Porto Alegre

A doação foi autorizada pela família de um homem de 45 anos, e resultou na captação do fígado, dos rins e das córneas.

Captação de órgãos no HMC beneficia pacientes em Brasília e Porto Alegre
Um procedimento de captação de órgãos realizado nesta quinta-feira (27) no Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) possibilitou o salvamento de vidas em diferentes regiões do país. A doação foi autorizada pela família de um homem de 45 anos, e resultou na captação do fígado, dos rins e das córneas.

A cirurgia foi realizada entre 12h e 15h e envolveu equipes do HMC, do Instituto Médico Legal (IML), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e da Central Estadual de Transplantes. O protocolo segue as normas da Comissão Nacional de Transplantes.

O fígado foi encaminhado para Brasília, onde uma paciente aguardava o procedimento. Os rins foram enviados a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As córneas permaneceram em Cuiabá e serão utilizadas em procedimentos locais.

A equipe responsável pela retirada do fígado veio da capital federal, composta por dois cirurgiões e uma enfermeira. A logística para transporte e direcionamento dos órgãos é coordenada pela Central Estadual de Transplantes.

A enfermeira Leila Luiza dos Santos Silva acompanhou a operação e destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos estaduais e federais para viabilizar os transplantes.

O diretor-geral do HMC, Israel Paniago, agradeceu à família do doador e ressaltou a importância da doação de órgãos. “É um gesto de amor que transforma a dor em esperança para outras famílias”, afirmou.

Antes do procedimento, colaboradores do hospital prestaram uma homenagem à família do doador com um corredor entre a UTI e o Centro Cirúrgico.

Leiagora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *