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Bridgestone vai implementar pneus sem ar em caminhões e bicicletas

Já imaginou não precisar mais se preocupar em encher os pneus do seu veículo nem ficar esperando ser resgatado quando um pneu furar? Parece que isso está mais próximo de se tornar realidade do que você imagina, pois a Bridgestone está prestes a lançar seu pneu sem ar.

A ideia em si não é exatamente uma novidade, visto que a empresa já havia revelados os pneus sem ar em 2011 e iniciado os testes com bicicletas em 2017. Na época, a Bridgestone disse que planejava disponibilizá-los aos consumidores até 2019. Aqui estamos nós em 2020 e parece que a companhia decidiu que sua estratégia de lançamento será focar em caminhões e mostrar algumas bicicletas com os novos pneus durante as Olimpíadas de Tóquio.

A Bridgestone vem testando seu pneu sem ar em bicicletas desde 2017. Imagem: Bridgestone

A tecnologia por trás dos pneus criados pela fabricante japonesa consiste em substituir os tradicionais pneus infláveis por uma rede de termoplástico reciclado, que permite absorver melhor os impactos, garantir uma maior segurança, além de potencialmente melhorar a eficiência do combustível. Segundo a Bridgestone, cada pneu suporta até 2.267 quilos de pressão.

Imagem: Bridgestone

Jon Kimpel, diretor executivo de Novas Soluções de Engenharia para Mobilidade da Bridgestone Americas, disse ao Automotive News que há um problema relacionado ao ar dos pneus em caminhões a cada 13 mil quilômetros, o que representa um custo e atrasos (seja no trânsito ou nas atividades relacionadas a esses transportes).

Portanto, por mais que você esteja decepcionado por não poder comprar um pneu desses para seu carro ainda, Kimpel explica que não se trata de atender os veículos que existem em maior quantidade, mas os que têm maior necessidade.

Antes de fazer o seu lançamento para caminhões, a Bridgestone planeja oferecer uma versão menor de seus pneus e implementá-los em bicicletas durante as Olimpíadas 2020, em Tóquio.

A Bridgestone não é a única a apostar em pneus sem ar; a Michelin também vem realizando testes há um tempo. A diferença é que enquanto a fabricante japonesa está trabalhando para implementar a tecnologia em bicicletas e caminhões, a companhia francesa tem focado principalmente em veículos menores, como cortadores de grama e carrinhos de golfe.

Automotive News

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