Autos e Motores

Brasil emplacou quase 50 mil veículos híbridos e elétricos em 2022

Número corresponde a 2,5% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Destaques foram os veículos elétricos plug-in

 
Renault Kwid elétrico (E-Tech) branco de frente em movimento; modelo foi um dos destaques na lista de emplacamento de veículos híbridos e elétricos de 2022.
 
O Kwid E-Tech foi o elétrico mais barato do Brasil durante boa parte do anoFotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Tendência no mundo desenvolvido, os carros eletrificados também aumentaram sua participação no mercado brasileiro. Em 2022 foram emplacadas 49.245 unidades de veículos leves dessa modalidade, entre híbridos e elétricos.

O volume de híbridos e elétricos emplacados em 2022 corresponde a 2,5% do total de automóveis e comerciais leves licenciados no último ano. Pode parecer pouco, mas é um salto significativo em relação a 2021, quanto essa fatia era de 1,8% (34.990 unidades).

ANO UNIDADES
2012 117
2013 491
2014 855
2015 846
2016 1.091
2017 3.296
2018 3.970
2019 11.858
2020 19.745
2021 34.990
2022 49.245
TOTAL 126.504
Fonte: ABVE

Eletrificados plug-in, híbridos e elétricos, foram destaque

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os destaques de 2022 foram os veículos elétricos plug-in, ou seja, híbridos e elétricos que são recarregados na tomada. Os carros 100% elétricos (os chamados BEVs) somaram 8.458 emplacamentos, crescimento de 197% em relação ao ano anterior.

Já os híbridos plug-in (PHEVs), que podem ser carregados na tomada, foram 10.348 das unidades emplacadas, aumento de 20,4% comparado com 2021. Os híbridos convencionais, que tendem a ser os eletrificados mais acessíveis, somaram 30.439 emplacamentos em 2022.

Mais oferta de modelos e estrutura de recarga

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG); matéria sobre emplacamentos de veículos híbridos e elétricos de 2022.
 
Carregador é de 150 kWh, voltado para recargas rápidasRenato Durães/Volvo/Divulgação

Ainda conforme a análise da ABVE, o avanço observado nos veículos híbridos plug-in e elétricos (PHEV e BEV) em 2022 pode associar-se a fatores relacionados à maior oferta de modelos no mercado, além do avanço na infraestrutura de recarga, que ganhou mais robustez e relevância.

Estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE indicam que existem cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo Brasil. A Associação acredita que até 2025 essa rede pode chegar a 10 mil.

Vrum

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