Local

Asscon Assessoria Contábil, acompanhando a evolução de Rondonópolis

 

Vilson Souza e Oliveira. Foto: Hermélio Silva.

 Falamos com o empresário Vilson Souza de Oliveira, na manhã deste 04.02.25, proprietário da Asscon Assessoria Contábil, que está localizada a avenida João Ponce de Arruda, nº 2.735, Loteamento Cellos, para a produção da matéria para a nossa coluna cultural.

Vilson Oliveira nasceu em Rondonópolis – MT, em 07.10.1968. Filho de Angenor Joaquim de Oliveira e Maria Aparecida Souza de Oliveira. É o filho mais novo de dois irmãos. Casado com a senhora Patrícia Roberta da Silva Pomini Oliveira. Tem três filhos, Gustavo, Joaquim e Isabela.

Passou a infância morando na avenida Tiradentes, próximo ao empreendimento do seu pai, o Bar do Bino, que era localizado exatamente onde hoje se situa a Asscon. Vilson trabalhou desde pequeno no bar, que também era uma sorveteria

Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga – EEMOP, e graduou em Ciências Contábeis pela UFMT (UFR), em 1993.

Trabalhou no Escritório Dois Irmãos, do Paulinho e do Adegerre, de julho 1987 a junho de 1996. Foi contratado pela Gratec, empresa de formulários contínuos por cinco anos, quando recebeu um convite de um amigo para montar uma empresa em sociedade.

“Estava um dia em casa e o amigo Márcio Antônio Garcia chegou na hora do almoço e falou: vamos montar uma sociedade? Falei: o que você precisa?”, disse Vilson Souza de Oliveira.

Montaram a empresa novembro 1995, em setembro de 1999 Vilson comprou a parte do sócio, quando surgiu o nome “Asscon Assessoria Contábil”. Eram poucos clientes, mas já tinha computadores considerados museus, na atualidade, e impressora matricial que produzia um barulhão nas suas idas e vindas do cursor para imprimir.

Trazendo para os nossos dias, com os avanços tecnológicos e de informatização houve facilidade para os operadores da contabilidade, mesmo assim, ainda existe muita burocracia, como obrigações a cumprir, relatórios e declarações a produzir, sendo que no caso de se perder prazo há multas que variam de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. Vê-se o controle mais eficaz da Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz – MT.

O escritório possui sistema operacional que busca informações para gerar os lançamentos, tanto as vendas como as entradas, e a empresa no seu sistema próprio importa essas informações automaticamente, gerando os lançamentos devidos.

Na Receita Federal, no tocante à pessoa física, nota-se que as Declarações de Imposto de Renda são abastecidas pelas informações na plataforma digital de relacionamento do cidadão com o Governo Federal do Brasil, que é a plataforma única “gov.br”, que são informações já passadas pelas emissões de documentos como rendimentos, tributos isentos ou não, contas correntes, planos de saúde e já estão recebendo as operações de compra e venda de imóveis interligados com os cartórios, e em 2025 a emissão de recibos por profissionais da saúde que atuam como pessoas físicas, que são os médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que têm registro ativo, através do aplicativo Receita Saúde. Tudo baseado no CPF do contribuinte, como se fosse uma nota fiscal simples.

Quanto ao CNPJ tanto para o município, estado e o governo federal, tem todas as particularidades de mês a mês gerar e transmitir informações, emitir guias para os devidos pagamentos pela empresa, e a produção de declarações, folha de pagamento, relatórios, recolhimentos de tributos, alvarás, FGTS e outros, atentando para os cuidados de cada tipo de empresa.

Fachada da Asscon. Foto: Hermélio Silva.

Registra-se uma boa evolução na unificação de declarações e facilidade para os procedimentos, como a partir do ano calendário 2025 para não ter mais necessidade de entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF, que é emitida pela empresa, e o FGTS que passou a ser digital, facilitando o recalculo do FGTS em atraso, em apenas alguns cliques, o que levava horas para finalizar uma atualização pelo sistema SEFIP.

O investidor tem que saber se o seu negócio tem lucratividade, aonde está indo o dinheiro, qual o resultado, neste momento entra o contador para facilitar a compreensão do todo, com os números reais daquela empresa. A orientação na parte fiscal de um produto também define as avaliações necessários para um bom negócio, agregando valor e conhecimento para definir onde comprar, qual a tributação, o valor do frete, se a compra pode ser local ou interestadual, se tem substituição tributária, valores de impostos, créditos de ICMS e muitos outros estudos e pesquisas.

Se pensou fazer alguma coisa, conversa com o contador para ver as possibilidades, para não vir com o problema para o contador tentar resolver depois. Não adianta contratar o melhor gerente, ter um bom atendimento e os melhores produtos ou serviços se não atualizar o sistema da empresa, porque vai estar trabalhando no escuro.

“Aqui, todos os impostos a serem pagos passam na minha mão. Prestamos uma consultoria de acompanhamento, de ajuda no processo da empresa para identificar qual o melhor caminho para o empresário”, constata Vilson.

Os recebimentos eletrônicos como cartões de crédito ou débito e PIX, a SEFAZ implementou a obrigatoriedade do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), estando os contribuintes obrigado a emitir notas fiscais simultaneamente ao recebimento.

Aquele profissional chamado de “guarda-livros”, que era só para “tirar impostos”, como se dizia no passado não existe mais, pois o contador a cada dia tem novas e importantes ferramentas para facilitar a vida da empresa e as tomadas de decisões dos seus diretores. O mundo, e claro, nosso estado e a nossa cidade tem dificuldades de momento, passa por crise financeira, mas tem que ser fortes, com essas crises, e o grande objetivo da contabilidade é ajudar o cliente a desenvolver os seus negócios.

 

Rondonópolis nos próximos anos

Nosso entrevistado nos contou que fez um tour em alguns bairros da região do antigo aeroporto chegando até o bairro Marechal Rondon, e notou o quanto a cidade está crescendo, e muito. Salienta que ainda tem espaços para aumentar sua população e a criação de novas empresas é necessária e que há espaços para todo mundo, bastando fazer um trabalho bem-feito, legal. No setor de contabilidade tem oportunidades para novos empreendimentos.

“Aquela região da avenida Júlio Campos cresceu muito nos últimos 15 anos. Não tinha alguns bairros, não tinha quase nada. Aconteceu um boom nesses últimos 20 anos em Rondonópolis e a tendência é continuar”, finaliza Vilson Souza de Oliveira.

 

Fachada da Asscon. Foto: Hermélio Silva.

 

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *