Opinião

As últimas horas do velório mais concorrido do Brasil

Bye, bye, X. Ou até um dia

16h do dia 30/8/2024

16h18

Mesmo que seu propósito inicial não fosse tirar o X do ar, não restou outra saída a Alexandre de Moraes. O culpado por isso não será ele, mas o poderoso chefão da plataforma, Elon Musk. Pressionado pela justiça ou até mesmo por governos de outros países, Musk rendeu-se às suas orientações e obedeceu às suas ordens. Por que no Brasil, não? Não é uma questão de nacionalismo. É sobre leis. É sobre o entendimento de que há limites para tudo, inclusive para a liberdade de expressão. Uma das belezas da democracia é se poder dizer o que se pensa. Mas isso requer identificação e não pode se dar ao arrepio dos códigos que regulam o comportamento social.

17h02

Uma reportagem do site Rest of the World mostrou que, entre 27 de outubro de 2022 e 26 de abril de 2023, o X recebeu 971 pedidos de governos e sistemas judiciais para remover conteúdo, contas ou fornecer informações privadas de perfis. O X cumpriu 808 deles –uma taxa de mais de 80%. Antes disso, a taxa de cumprimento de ordens de governos pelo X estava em cerca de 50%, segundo a Rest of The World. Em resposta às críticas de um jornalista sobre a restrição de alcance das publicações, Musk disse, pelo X: “A escolha é estrangular completamente o Twitter ou limitar o acesso a alguns tuítes. O que você prefere?”

17h44

Aos brasileiros com complexo de vira-lata: o governo americano, não a justiça americana, está empenhado em tirar o TikTok do ar. O que vocês acham?

18h23

O jornal americano The New York Times colocou em seu site um alerta de “breaking news”, usado em notícias urgentes, para noticiar a decisão de Moraes. No subtítulo da chamada, o jornal destaca que “a plataforma ficará indisponível no país de 200 milhões de habitantes, resultado de uma briga crescente entre Elon Musk e um juiz sobre o que pode ser dito online”. O New York Times afirma que a situação é “o maior teste até agora para os esforços do bilionário em transformar o local em uma praça digital onde quase tudo é possível”.

19h08

Na Austrália, o X já saiu do ar.

21h34

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes recuou nesta sexta-feira em parte da decisão que suspendeu o X. Moraes voltou atrás em trecho que ordenava que lojas virtuais de Apple Store e Google bloqueassem o download de aplicativo de VPN.

22h18

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido da Starlink, empresa de Elon Musk, para a suspensão da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio de contas no Brasil da empresa de satélites.

23h57

Contagem regressiva: faltam 3 minutos…

23h58

Agora só faltam dois…

23h59

Falta um minuto…

00h01

Acabou? Ainda estamos no ar? A resposta é o silêncio.

Ricardo Noblat é jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *