Geral

AG8 Filmes: as pessoas são o maior patrimônio dessa cidade!

Alessandro Luiz Gardin. Foto: Hermélio Silva.

O jovem empresário Alessandro Luiz Gardin, nasceu em Rondonópolis no dia 30.04.1990. Filho de Édson Luiz Gardin e Doralice Almeida Gardin. Bisneto de italianos. Passou a infância e a juventude na região do Monte Líbano. É o filho mais novo de três irmãos.

Casado com Isabella Christina Rodrigues Novais Gardin, tem dois filhos, Alessandro Júnior com 14 anos, e Arthur Novais Gardin com 7 anos.

Coincidentemente o endereço da AG8 Filmes, é na rua Gonçalves Dias, nº 394, bairro Monte Líbano, sendo o mesmo local onde brincava quando da mais tenra idade, e usava com os amigos o tronco de um pé de manga, como uma das traves do campo de futebol.  As brincadeiras também eram de esconde-esconde e bet, entre tantas outras.

Estudou na escola Professora Eunice Souza dos Santos e Antônio Guimarães Balbino. Pós-graduado em Recursos Humanos pela UNIC, em Pessoas e Organizações.

Alessandro afirma que sempre trabalhou com os pais, pois eles são feirantes e proprietários da Pastelaria Gardin. Hoje atendem apenas na Feira da Vila Operária, mas atuaram em outras feiras, no passado.

Gardin trabalhou numa concessionária, e nesse período adquiriu sua primeira câmera, uma Canon 60D, com flash e um kit de lentes, era o mês de setembro de 2014, quando começou a fotografar os amigos e familiares.

“Foi um bom momento. Parcelei no cartão de crédito a perder de vista. Tive a ajuda de amigos fotógrafos, como Roberto Barcelos e Rafael Soares. Fui aprendendo.  Era o ano de 2015”, falou Alessandro Gardin.

Toda a sua infância e grande parte da juventude tinha que trabalhar nos fins de semana, vésperas e feriados e logo cansou da fotografia, porque a maioria dos eventos aconteciam nesses dias, e queria descansar um pouco mais.

Cita que fez inúmeros casamentos, festas de 15 anos e muitos outros eventos.

Alessandro, Isabella Christina, Alessandro Júnior e Arthur. Foto: Acervo da família.

Depois passou um período na TV Cidade, trabalhando como contato comercial. Nos conta que em certo dia o seu amigo Fábio Almeida lhe sugeriu fazer vídeos. Fez um vídeo de 40 segundos da sua sobrinha e o clip ficou muito bom na visão dele, mesmo sem os enquadramentos e a regra dos terços não sendo usados como se deve, mas ele assistiu o vídeo por diversas vezes, como se fosse o seu primeiro rebento. Foi amor à primeira vista.

Não titubeou e investiu na área, indo a São Paulo fazer cursos de qualificação, até porque não tinha os famosos tutoriais de hoje no Youtube, que facilitam muito o aprendizado. Passou por muitas dificuldades, e não se acanhava em fazer perguntas aos amigos, como Maurício Soares da Morada Filmes e o Clayton Rezende da Rock Filmes, para crescer no segmento.

A AG8 Filmes nasceu em 2017, e o nome veio, clado, da ideia do CR7 do jogador Cristiano Ronaldo. AG de Alessandro Gardin e oito para uma boa sonoridade, também pelo símbolo do equilíbrio cósmico, que o oito deitado representa o infinito, e na tradição cristã é o número que simboliza a ressurreição.

A empresa atendeu alguns clientes para abastecer as redes sociais durante dois anos na fase inicial. Depois passou a se especializar em vídeos publicitários, propagandas, documentários, e a demanda necessária.

Trabalha como se fosse produzir uma arte, que no fundo acaba sendo, e tem um pouco de paixão. Nalgumas vezes para e, fica olhando o resultado, como um leão lambendo a sua cria. Não se preocupa com o valor financeiro, mas sim pelo prazer de fazer bem-feito, de ter uma pegada artística. É a realização profissional de ter elaborado e laborado para finalizar um trabalho publicitário, arrancando elogios do cliente e dos seus colegas de trabalho, e até de amigos concorrentes.

Os três tipos de trabalho que atende são formados por briefing pronto, contrato de agência e os serviços liberados. A maioria dos clientes são conquistados por indicação de outros clientes, que aprovaram o trabalho e criou-se uma rede.

Alessandro Gardin. Foto: Hermélio Silva.

Instigado a nos contar um processo de um trabalho de publicidade, ele nos contou sobre uma demanda para uma empresa, que comercializa picapes com alta capacidade de carga. Após o briefing, reuniões, estudos da empresa e até por ter trabalhado numa concessionária facilitou todo o processo de produção. Captaram imagens de baias de trabalho na sede, drones por várias oportunidades, caminhões rodando em rodovia, e até fecharam um aeroporto particular para o trabalho. Voltaram para a produtora e iniciaram a minuciosa edição, para obter o produto a que se queria chegar, que era o vídeo publicitário. Feito e considerado perfeito, atendeu aos objetivos que o cliente queria.

“Uma pergunta que eu sempre faço: o que não pode faltar? Porque eu sei como mostrar, mas quem vai entender daquilo que vende é o dono”, argumenta Alessandro Gardin.

A internet ajudou de muitas formas o processo de agência, produção, captação e até a comunicação com o contratante, que pode diminuir reuniões presenciais demoradas e até improdutivas, com a lepidez das salas virtuais e contatos pelos WhatsApp.

Os cases de sucesso falados pelos clientes e repercutidos no Youtube, Instagram e outas redes sociais ajudam a fisgar os novos clientes. A AG8 Filmes produz vts publicitários e os entrega em formatos para a televisão e em 4K 1920 para as redes, na vertical. Isso passou a ser normal na agência. Os vídeos para Youtube tem uma procura maior, pois quem achava que era só para as grandes empresas como Itaú, Gerdau e Fiat está descobrindo que esse filão publicitário alcança a todos os públicos. Sem contar, que se pode aumentar a veiculação com o Instagram, Facebook, Tik Tok e até em listas de transmissão pelo WhatsApp.

Segundo o nosso entrevistado, o marketing é quase um arquiteto, pois quando se pergunta como que um banheiro é, ou como se produz um vídeo do zero. Daí vem as perguntas, como você quer? Quais os objetivos? O que quer vender? E, um outro monte de perguntas para poder entender o que se quer.

“Ficamos duas horas gravando, montando cenário, regravando, desmontando e ao final vai aparecer apenas 30 segundos. Não é só diretamente no “rec” e ficar pronto. É muito trabalho para chegar a esses 30 segundos”, observa Gardin.

O cinema também é uma paixão do Alessandro. Não deixa passar oportunidades para produzir a sétima arte, dá-se um jeito de fazer. No ano passado entregaram três filmes numa parceria com o cineasta Joelson Santos, e que foram rodados no Cine Vip do Rondon Plaza Shopping.

Atendem clientes como arquitetos, empresas de móveis de alto padrão, concessionárias, sorveterias, corretores de imóveis, oficinas mecânicas, fazendas e uma gama de empresas e empresários.

Noutra provocação que fizemos ao Alessandro, ele nos contou como é a produção de uma peça publicitária e explanou sobre o cliente Lodi Pneus, quando afirmou que é fantástico o processo de recapagem de um pneu. Ele entra num determinado ambiente e roda toda a empresa passando por estágios, sempre no alto, sem tocar ao chão, como se fosse um procedimento em cadeia, ao final está pronto o trabalho. Afirma que o processo em si é uma peça publicitário das mais belas.

“Uma mensagem para Rondonópolis? Gratidão. Sem demagogia, é uma cidade muito acolhedora. As pessoas são o maior patrimônio dessa cidade. Um ajuda o outro. O melhor de Rondonópolis são os rondonopolitanos”, finaliza Alessandro Gardin.

Alessandro Gardin. Foto: Hermélio Silva.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *