Geral

Adolescente é xingado de ‘nego burro’ ao procurar cachorro desaparecido

Um adolescente de 17 anos denunciou um caso de injúria racial sofrido em um grupo de Facebook de sua cidade no qual um dos participantes da página o xingou de ‘nego burro’, ‘preguiçoso’ e ‘analfabeto’ após o menor fazer uma publicação para localizar seu cachorro desaparecido.

O boletim de ocorrência foi registrado no fim da manhã desta quinta-feira (08), na cidade de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). A portal GD, o adolescente lamentou o episódio e se mostrou surpreso diante dos ataques recebidos na rede social.

‘É triste, né!? Porque eu só estava procurando meu cachorro, eu não merecia aquilo’, apontou o menor. Segundo o adolescente, ele procurou ajuda no grupo depois que seu cachorro desapareceu, na segunda-feira (4). Contudo, após a publicação que sinalizava a procura pelo animal, a postagem foi bombardeada por um dos internautas com comentários ofensivos.

À reportagem, o menor contou que o animal já havia sumido antes, no mês de agosto. À época, a mãe do adolescente também havia procurado ajuda no grupo, quando foi abordada pelo mesmo internauta. Naquele primeiro momento, o homem supostamente teria falado como a mulher deveria cuidar de seus animais.

Por conta de o animal ter desaparecido novamente, o internauta relembrou o que havia dito para a mãe do menor. Contudo, subiu o tom dos comentários e disparou diversas ofensas contra o adolescente.

Diante da situação, o menor procurou a delegacia e denunciou o caso à polícia. Ao portal, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) apontou que levará o caso adiante, apresentando uma ação contra o suspeito no Ministério Público Estadual (MPE).

Crime de injúria racial

As pessoas que forem vítimas de injúria racial podem denunciar o caso à polícia e, caso comprovadas as afirmações, a parte suspeita poderá ter uma pena de reclusão de até três anos e multa, de acordo com o artigo 140 do Código Penal.

Fonte: Gazeta digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *