Local

Academia do Rubão, uma gestão familiar

Fachada. Foto: Rubão.

O professor Rubens Antônio de Lima Monteiro, conhecido como “Rubão”, nasceu na cidade de Populina – SP, em 23.03.1973. Chegou a Rondonópolis – MT, em 1975, acompanhando seus pais Gilberto Antônio da Cruz Monteiro e dona Neuza de Lima Monteiro.

É casado com a nutricionista Dra. Geisiany Monteiro, e é pai do jovem João Pedro Alexandre Monteiro, que é rondonopolitano. Morou toda a sua infância na Coophalis.

Em 1986 aos 13 anos começou a trabalhar consertando bicicletas na Bicicletaria Cross onde iniciou no esporte de ciclismo e aos 15 e 16 anos chegou a ser vice-campeão rondonopolitano por duas vezes e ficou em terceiro e depois em quarto lugar no campeonato mato-grossense. O apelido “Rubão” veio quando andava de bicicleta com o grupo, por ser o mais alto da turma mesmo pesando 57 quilos, e assim o apelido foi incorporado.

O casal Rubão e Dra. Geisiany Monteiro. Foto: Hermélio Silva.

Em 1987 aos 14 anos com 1,80m e pesando 57 quilos, a sua magreza o incomodava, resolveu então procurar uma academia de musculação, onde começou a treinar pela primeira vez na Academia Apolo, situada na avenida Fernando Correia da Costa, a partir de então começou a buscar mais conhecimento sobre o assunto e como disse, debruçou nos livros de anatomia e hipertrofia. Gostou tanto da nova missão que em 1990 abandonou o ciclismo para se dedicar integralmente a musculação onde foi em busca de vários cursos em São Paulo para se aperfeiçoar, ainda no mesmo ano o jovem Rubão começou a trabalhar na Academia Líder de Artes como Professor de Musculação por seis anos.

Em 1991 o Rubão participou do seu primeiro campeonato mato-grossense de fisiculturismo no Colégio Estadual Liceu Cuiabano e foi o primeiro a participar da categoria acima de 90 quilos com apenas 17 anos.

Em 1992 com 19 anos teve a oportunidade de conhecer e participar de um curso internacional com o primeiro fisiculturista brasileiro a conquistar o Mister Universo Luís Otavio de Freitas. Ali decidiu treinar muito e mudar suas refeições, dando prioridade ao arroz com feijão, frango e carne. Começou a treinar mais, acordando cedo e iniciou o processo de ganho de peso.

O jovem Rubens Antônio de Lima Monteiro ficava avaliando e acompanhando seus alunos sempre de braços cruzados, com uma postura militar padrão. Daí, quando o amigo e aluno Paulo lhe presenteou com uma obra de arte, que se tornou a marca da Academia do Rubão. Vê-se ali o professor olhando de forma sisuda, com a proeminência do trapézio, queixo, antebraço, tórax e denota muitos músculos e força. A obra veio dentro de um triângulo e tornou uma peça importante na vida do Rubão e da academia.

Hermélio Silva e Rubão: Foto: Dra. Geisiany Monteiro.                                       Rubão. Foto: Hermélio Silva.

 

Em janeiro de 2000 o Rubão foi convidado pela tetracampeã mundial de karatê point, Nalva Milta para integrar sua equipe e com ela trabalhou por quatro anos.

Em 2004 após se formar em direito a karateca Nalva resolveu vender a academia, e deu prioridade de compra para ele, e assim nascia a Academia do Rubão que hoje completa 20 anos.

A esposa nutricionista e personal trainer, Dra. Geisiany Monteiro gerencia o atendimento feminino, dando suporte também às demandas da academia.

A maioria dos clientes são atendidos na empresa, pois o uso dos equipamentos e aparelhos especiais facilitam os treinos, uma vez que as atividades são personalizadas para cada cliente. E em todos os casos, após a avaliação física, tem-se a preocupação com a saúde, condicionamento físico, deficiência muscular, mobilidade ou falta, desenvolvendo assim um trabalho específico para atender cada finalidade.

“Temos alunos fidelizados há mais de 30 anos. A confiança foi conquistada ao longo do tempo e damos aulas para três gerações: pai, filho e neto”, comenta Rubão.

 

Como ganhar massa muscular?

Aos iniciantes que desejam ganhar massa muscular e emagrecer é necessário fazer atividade física regularmente com orientação de um profissional; alimentar-se adequadamente, preferencialmente com alimentos ricos em proteína; fazer no mínimo três refeições ao dia conforme objetivo; treino de musculação com peso e; executar treinos de 45 minutos no mínimo três vezes por semana.

São diferentes os treinos e propostas para cada pessoa, montados em série geralmente de 10 a 15 repetições.

Orientados a consumir mais proteínas como carnes, ovos, leite, legumes e verduras, tudo mais saudável, no entanto a profissional de nutrição fará a prescrição perfeita para cada caso.

“Primeiro passo é adequar a alimentação, com o apoio da nossa nutricionista e fazer um trabalho de condicionamento físico, para fortalecer a musculatura, na segunda fase, com o ganho de massa muscular, chamado também de hipertrofia”, disse Rubens Monteiro.

“Sinto-me honrado e abençoado por Deus, por ter conquistado com sabedoria e profissionalismo a primeira geração, e poder dar continuidade a esse processo com a segunda geração, e a terceira geração estou ali como um pai-avô, porque gosto de trabalhar com as crianças, são muito dinâmicos”, ressalva Rubão.

A comodidade dos fast food atrapalham a saúde de todos nós de maneira geral, a internet faz com que as pessoas se acomodem e não saiam nem do sofá para tomar água. A atividade física é importante para nossa saúde e qualidade de vida e traz muitos benefícios como prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, melhora do sono, redução de stress e da ansiedade, combate a depressão, controle de problemas articulares e uma infinidade de benefícios.

Quem não cuida hoje, terá consequência cara amanhã. O “boleto” vai chegar, como se costumam falar hoje em dia.

 

Mensagens

Rubão afirma que: “Rondonópolis é uma cidade rica e abençoada. Eu e minha esposa viajamos muito de moto pelo Brasil. Vejo muita beleza por aí, mas a vontade de voltar para nossa querida Rondonópolis é sempre grande, sou muito grato a nossa cidade pois é onde cresci e Deus me proporcionou grandes oportunidades”.

“Vamos correr atrás dos nossos sonhos, isso só depende de nós. Não deixar que ninguém mude isso. Acreditar que tudo é possível.  E que o primeiro passo tem que ser dado por nós, em direção aos nossos sonhos, são nossos objetivos”, finalizou Rubens Antônio de Lima Monteiro – Rubão.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

2 thoughts on “Academia do Rubão, uma gestão familiar

  • Dulce Labio

    Muito bom conhecer a história da nossa cidade e do nosso povo. Bela matéria!

    Resposta
  • Aires José Pereira

    Parabéns confrade e amigo Hermélio por mais um trabalho literário maravilhoso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *