GeralLocal

“Academia das Crianças”: Recital abre sequência de eventos literários da Academia de Letras


Jerry Mill, presidente da Academia Rondonopolitana de Letras: “a meta é que, até novembro, quando a ARL completará 12 anos, a agenda dos membros da entidade esteja cheia” (Foto- Arquivo)

Almejando impulsionar e fortalecer o campo da literatura na cidade e região por meio de um contato mais próximo do público leitor com os acadêmicos e os escritores locais, a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) passa a oferecer uma série de eventos culturais e educacionais a partir deste mês de abril, que vai se estender até o final do ano.

Segundo o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da entidade, este é um desejo antigo dos membros da Academia, mas algo que sempre esbarrou em questões como tempo disponível de cada um, local adequado e viabilidade financeira.

“Não basta apenas querer fazer e não considerar os custos, a logística e os contratempos. Sem as condições mínimas de execução, qualquer iniciativa cultural se torna algo simplesmente inviável”, disse ele.

“Para mim, o nosso amadurecimento cultural, seja como indivíduos ou como grupo social, não pode mais ser tão negligenciado por nós mesmos ou pelas autoridades. Só o fato de Rondonópolis, dentre mais de uma centena de cidades mato-grossenses, ser uma das poucas que têm uma Academia de Letras ativa e atuante, por exemplo, já é uma amostra do nosso potencial. Cabe à nossa comunidade reconhecer e prestigiar estes e tantos outros talentos, e vice-versa”, acrescentou.

RECITAL

Nesta quinta-feira, 17, data anterior ao Dia Nacional do Livro Infantil, a partir das 18h, o evento inaugural será um recital com temática infantil, cuja proposta é fazer com que o público presente faça a leitura de trechos de textos em prosa e poesia que valorizam especificamente o universo dos pequenos.

Assim, durante cerca de uma hora, devem ser lidos contos, fábulas, crônicas e poemas de vários autores, dentre os quais certamente estarão Monteiro Lobato, Vinícius de Morais, Cecília Meireles, Manoel de Barros e Esopo.

“O encontro remete também ao Dia Internacional do Livro Infantil, no segundo dia de abril, bem como ao Dia Mundial do Livro, na próxima quarta-feira, dia 23, e será realizado na sala C7 da faculdade Uniasselvi, nossa parceira neste e em outros eventos culturais e educacionais que estão por vir. Todos eles serão gratuitos, mas as pessoas serão sempre convidadas a fazer doação de alimentos não perecíveis ou de qualquer valor pelo nosso código, ou QR code, que estará disponível e visível em um dos nossos banners institucionais”, disse Jerry Mill.

OUTRAS ATRAÇÕES

Segundo o presidente da Academia Rondonopolitana de Letras, ao longo do ano, ainda está prevista a realização de dezenas de eventos externos da ARL, incluindo a segunda edição da feira de livros (Flir), palestra, minicurso, projeção de filmes, sarau, lançamentos de livros e muito mais.

“A meta é que, até novembro, quando a ARL completará 12 anos, a agenda dos membros da entidade esteja cheia e a nossa população possa ter um leque bem maior de opções para conhecer e celebrar a literatura local e nacional”, acrescentou.

“Como a maioria das instituições sem fins econômicos, nós temos limitação financeira. É claro que poderíamos fazer muito mais pela nossa gente, se não houvesse esta e outras restrições internas e externas. Mas, sempre que possível, nós temos lançado mão da nossa criatividade para, juntamente com parceiros e simpatizantes da nossa causa, oferecer a nossa contribuição em prol do engrandecimento do nosso cenário literário e cultural”, argumentou.

PRÓXIMO EVENTO

Jerry Mill revelou que, além de eventos pontuais como o Chá das 6, o Hora de Ler e o Amigo-Livro, por exemplo, a ARL promoverá no dia 30 deste mês, uma quarta-feira, o evento Destaque Acadêmico, para celebrar a vida e a obra da professora Wilse Arena da Costa, membro-fundadora da ARL, que faleceu em 2021.

“Este há de ser um momento de muita saudade e emoção para os presentes, em especial para os membros da família da confreira Wilse Arena. Além dela, os confrades Gilson Lira e Ailon do Carmo, também membros-fundadores da nossa Academia, receberão oportunamente a mesma homenagem. Afinal, ao mostrarmos o valor da contribuição de cada um deles, nós estamos não apenas reconhecendo o seu legado intelectual, mas também, de alguma forma, inspirando a atual e as futuras gerações a seguirem o seu exemplo de dedicação ao saber”, concluiu.

SERVIÇO

Mais informações sobre a Academia Rondonopolitana de Letras e suas atividades ou seus eventos podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp 66 99979-2892, com o próprio Jerry Mill.

A Atribuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *