Estadual

Abilio Brunini anuncia revogação da taxa de lixo, criação de novas secretarias e ampliação de ‘subprefeituras’ em Cuiabá

Também foi anunciado o projeto ‘Destrava Cuiabá’ par que arquitetos e engenheiros assumam a responsabilidade técnica pelos projetos, sem depender da aprovação prévia da prefeitura.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), apresentou as principais medidas de sua gestão durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (3). Entre os projetos estão a reforma administrativa, a revogação da taxa de lixo e o ‘Destrava Cuiabá’, que busca agilizar processos na construção civil na capital.

Abilio informou que a reforma administrativa não aumentará os gastos públicos e confirmou a criação de duas novas secretariasSegurança Pública e Esporte, que serão separadas da pasta de Cultura. Além disso, foi anunciada a ampliação das subprefeituras, que passarão de quatro para 21 unidades, com o objetivo de descentralizar e tornar mais eficientes os serviços municipais.

“Eram 816 cargos na prefeitura e vamos reduzir 43, mesmo com essa nova estrutura. Estamos promovendo uma reforma que otimiza a máquina pública, sem aumentar despesas”, disse.

Durante a sessão, Abilio também protocolou a revogação da taxa de lixo, que, segundo ele, impõe uma cobrança injusta à população. O projeto foi oficialmente entregue à Câmara para análise e votação.

Já o “Destrava Cuiabá”, projeto voltado para a desburocratização da construção civil, prevê a emissão de alvarás automáticos por meio de autodeclaração. Segundo Abilio, arquitetos e engenheiros poderão assumir a responsabilidade técnica pelos projetos, sem depender da aprovação prévia da prefeitura. “Isso desafoga a administração municipal e acelera o desenvolvimento da cidade”, explicou.

Ao final do discurso, Abilio destacou os desafios enfrentados no início da gestão, como atrasos salariais e dívidas herdadas. Para ele, a educação é a área mais atingida com o sucateamento das escolas e creches, que apresentam problemas de segurança graves.

Na sexta-feira (31), o prefeito anunciou que o início das aulas em Cuiabá deve ser adiado devido o levantamento dos problemas na educação do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *