Autos e Motores

A primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo

Uma armação de bicicleta produzida a partir de plástico de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeiras, é o sonho de todo ecologista. Pelo menos 2.500 pessoas aderiram essa ideia. Elas estão numa lista de espera para adquirir uma bike de quadro reciclado que é fabricada, sob encomenda, em São Paulo. Essa bicicleta é mais resistente, flexível e barata. Isso porque o plástico não enferruja, amortece os solavancos naturalmente e sua fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto, altamente sustentável.

A invenção é do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil. Ele iniciou em 1998 pesquisa de materiais PET e Nylon como fonte de matéria prima  para suas bicicletas, em São Paulo. A produção concluída em 2008, mas foi necessário um ano de teste para a comercialização do produto e para garantir o selo do INMETRO de qualidade. “Tenho a patente da primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo”, diz.

Para fabricá-las, Muzzi conta com o trabalho de algumas ONGs que recolhem sucata e vendem para uma empresa que granula o material. Os grãos são vendidos para a Imaplast, empresa de moldes que Muzzi dirige. Também é possível que o próprio interessado leve o material reciclável. No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado no molde de aço. “Cada quadro demora dois minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de PET, usa 200 garrafas”, explica o empresário.

As encomendas devem ser feitas pelo site MuzziCycles – https://www.muzzicycles.com.br. Eles possuem diferentes modelos que custam a partir de R$ 680. Hoje é necessário encomendar sua bicicleta online e entrar na fila de espera.

 

One thought on “A primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo

  • José Carlos Garcia

    Gostei muito da Matéria sobre as bicicletas de plástico. Parabéns. Precisamos repensar nossas atitudes perante a natureza.
    Pedro Gonçalo de Almeida. Rondonópolis MT

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *