Política

A jogada genial de Pátio ao homenagear neto de Lula

A Câmara Municipal aprovou nessa semana um projeto de lei do Executivo que dá o nome de Arthur Araújo Lula da Silva para uma creche localizada no bairro Alfredo de Castro. Para quem não sabe, Arthur é neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garoto que morreu de meningite em 2019 aos 7 anos de idade.

A iniciativa partiu do prefeito José Carlos do Pátio (PSB) e tem o objetivo óbvio de homenagear o presidente da República, que possivelmente virá à Rondonópolis no próximo dia 3 de março para participar da solenidade de entrega de apartamentos do Residencial Celina Bezerra e lançar projetos e programas na cidade.

A sacada de Pátio é que como o Alfredo de Castro fica ao lado do Celina Bezerra, ele poderia aproveitar para levar Lula até a creche que homenageará seu neto, o que certamente o emocionará e criará um vínculo afetivo entre o atual presidente e a nossa Rondonópolis, que podem resultar numa atenção especial para os pleitos e projetos levados por representantes da cidade junto ao Governo Federal.

Olhada de forma fria e distante, a ideia parece sensacional, pois se mata vários coelhos com uma só cajadada. Uma jogada de mestre de Pátio, que com uma ação simples como nominar uma creche com o nome do neto de Lula, que morreu no período em que o presidente esteve injustamente preso, podem resultar em ganhos políticos para o prefeito e muitos mais ganhos para a cidade e para a comunidade carente do Alfredo de Castro e de tantos outros da cidade igualmente carentes, que tanto necessitam de políticas públicas estruturantes e de assistência social. Isso sem falar em outros aspectos igualmente importantes para o contexto geral da cidade e até do estado.

Se levarmos em consideração que nos primeiros governos petistas foram construídas mais de 20 mil moradias populares na cidade, inúmeras creches, o IFMT, o Aeroporto Marinho Franco, a ferrovia, a duplicação das BRs-163 e 364, a rede de esgotamento sanitário que hoje cobre praticamente 100% de Rondonópolis, entre outras inúmeras obras e projetos fundamentais para que a cidade se tornasse o que é hoje em dia, ele se destaca como sendo de longe o presidente da República que mais investiu na cidade e é natural que reconheçamos que é uma homenagem merecida e até singela, dada a importância da atuação de Lula em favor de Rondonópolis.

Só para rememorar os esquecidos, o próprio Celina Bezerra, onde serão entregues durante a visita de Lula à cidade mais de mil apartamentos para famílias de baixa renda, de um total de mais de 4 mil apartamentos que ainda serão entregues, foi iniciado na última gestão da petista Dilma Rousseff e ficou paralisada durante os governos Temer e Bolsonaro, apesar de estarem praticamente concluídos. Uns chamariam incompetência, mas parece mais uma política deliberada de abandonar os brasileiros mais carentes à própria sorte.

Dessa forma, chamou a atenção a reação de políticos da chamada direita conservadora rondonopolitana, que se opuseram ao projeto e à homenagem ao neto de Lula, como se isso de alguma forma fosse algo negativo para a cidade. Mas, em se tratando de quem são e do que representam na política, zero de surpresa para quem tem o mínimo discernimento sobre como pensam e como agem os políticos adeptos desse pensamento e prática, que não priorizam o bem comum e nem os mais necessitados da sociedade.

Mais Notícias MT/Denilson Paredes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *