Política

Vereador Reginaldo cobra inauguração das reformas no Hospital Regional

O vereador Reginaldo Santos – Cidadania tem demonstrado grande preocupação com a demora para inauguração da reforma do Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella. As obras começaram no ano passado, pelo governo anterior foram concluídas pela atual gestão, mas ainda não foram entregues para população. O motivo é a falta de equipamentos e mobília.

O parlamentar lembra que alguns setores que foram entregues o serviço melhorou, mas ainda falta áreas pontuais como o box e recepção. “São dois locais que precisam de conclusão com extrema urgência. É nos boxs que são divididos pacientes por gravidade, por idade e aqueles que precisam de isolamento. A recepção é o ponto de humanização, porta de entrada onde ficam pacientes, acompanhantes e visitantes. A promessa era para um espaço moderno e confortável de 116,11 m² , com sala de triagem. Passou da hora finalizar esse projeto”, cobra o vereador.

Reginaldo ainda frisa que entende o esforço do governo para colocar a unidade em funcionamento. O HR foi entregue para o atual governo com salários em atraso, falta de material e péssimas condições estruturais. “O Estado foi sensato, agiu, assumiu o HR, pagou os atrasados, melhorou a carência de material, mas esqueceu de entregar a obra. Nunca é demais lembrar que local atende 19 municípios. Com atendimento reduzido parte dos pacientes que deveriam passar pelo Regional são encaminhados para UPA e aí começa um novo problema, que é a superlotação na unidade municipal. A situação requer urgência do Estado”.

Pelo projeto divulgado pelo governo após a conclusão da reforma , a capacidade de atendimento do HR será ampliada em diversos setores, como o de Emergência, que hoje possui apenas 08 lugares na sala de espera e 11 leitos, passará a ter 20 leitos, sendo 02 boxes vermelhos, 10 boxes amarelos, 05 observações verdes, 01 isolamento e 02 observações pediátricas, com uma ampliação total de 101,40 m² na área construída.

O Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella foi inaugurado em 2002 e era para ser referência em atendimento de média e alta complexidade para os municípios de Rondonópolis, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

O Regional é referência para quase 500 mil pessoas da região sudeste de Mato Grosso. Quase 4,5 mil pacientes são atendidos por mês. A demanda é uma das maiores de Mato Grosso.
Da assessoria/Gabinete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *