Ação em Rondonópolis alerta para perigo da mistura álcool e direção

Márcio Sodré – Gabinete de Comunicação

Foto: Mauricio Renner

Além de representantes do Município e do Detran-MT, a ação contou na manhã deste sábado com agentes de fiscalização de trânsito e a colaboração da iniciativa privada, através de funcionários da empresa Transrio. Eles aproveitam a parada dos veículos no semáforo para a entrega de um QR Code com acesso a informações sobre o assunto e para promover a conscientização dos condutores.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí Vicente Gonçalves, externou que o propósito principal da ação é a preservação de vidas. “O nosso foco aqui é conscientizar a população, principalmente nesse período de Carnaval, que se for dirigir não beba e que respeite as leis de trânsito; que se for beber, procure um motorista por aplicativo, táxi ou transporte coletivo”, relatou.

O chefe da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Rondonópolis, Carlos Nazário, reforçou que o município está hoje com uma frota superior a 232 mil veículos, necessitando de um cuidado maior no trânsito por parte de todos. Nesse sentido, enfatizou que a mistura entre álcool e direção é muito perigosa, gerando penalidade, suspensão do direito de dirigir e abertura de processo criminal.
Thales e Carlos ainda comentaram que as estatísticas evidenciam que associar álcool e direção aumenta grandemente os riscos de acidentes e mortes no trânsito. “No período do Carnaval, temos infelizmente um aumento no número de acidentes, inclusive com vítimas fatais”, alertou Carlos. “A mistura de álcool e direção é responsável por muitas mortes não só no Carnaval, mas o ano inteiro. Temos dados estatísticos que mostram que a maior parte dos acidentes ocorre especialmente nos sábados, das 18h às 21h”, acrescentou o secretário.
