Local

Artistas comparecem em peso à 1ª edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” realizado pela Secult

Por Roberta Azambuja

Secretária de Cultura, Éryka Hill, e maestro Fabio André Ricardo

 

Marcada pela adesão maciça da classe artística e cultural rondonopolitana, a primeira edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”, promovida pela Secretaria de Cultura e Juventude (Secult) de Rondonópolis, no Centro Cultural José Sobrinho, nesse final de semana, proporcionou um momento de integração entre os profissionais do setor e a nova equipe da Pasta, além de uma oportunidade de aquisição de conhecimentos e aprimoramento de saberes já existentes. Também foi uma ocasião para artistas, profissionais formais e informais da cultura da cidade, coletivos, ONGs e fundações culturais e de entretenimento ficarem a par do planejamento das ações da Secult para 2025.

Músicos, artistas plásticos, dançarinos, atores, entre outros profissionais das mais diversas linguagens artísticas puderam apreciar várias obras musicais apresentadas pelo Quinteto da Escola Municipal de Música Adão Casemiro de Oliveira, que abriram a solenidade de sexta-feira com execução do Hino Nacional.

Após o espetáculo, uma conversa calorosa com a secretária adjunta de Cultura, Eryka Hill, também deu o tom ao primeiro dia da imersão. A gestora declarou seu amor à arte e agradeceu a receptividade do público presente que lotou o auditório. Ela ainda enfatizou o talento dos profissionais da área da cidade e destacou o propósito da Secult de valorizar as vocações de Rondonópolis.

“Sozinha eu não faço arte. Sou maestra. Eu toco coro. Essa é a minha arte. Precisamos fazer cultura e, para realizarmos com qualidade, tem que ser junto. Vamos unir forças, a Secult e vocês, para transformarmos o cenário cultural da cidade”, conclamou a titular da Pasta, estimulando o auditório a participar do movimento cultural da cidade e ressaltando a necessidade de trabalhar em conjunto. “Todos os meses vamos ter formações para que os artistas de Rondonópolis possam se aperfeiçoar. O ‘Conectando artistas e oportunidades’ vai ocorrer mensalmente”, anunciou.

Em seguida, Eryka apresentou a nova equipe da Secult, os projetos e eventos programados para este ano e também falou sobre os editais, leis de incentivo à cultura e canais de comunicação. “Queremos ser referência na promoção e no incentivo à cultura, criando um ambiente que estimule a formação artística e a preservação do patrimônio, abrangendo as várias expressões culturais. Dessa forma vamos valorizar a diversidade com acessibilidade, inovação, sustentabilidade, transmissão de conhecimentos. Tudo isso fundamentado na parceria, na transparência e na ética”, compartilhou a secretária.

No sábado pela manhã os artistas puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das microempresas (MEIs) com uma palestra do analista de negócios do Sebrae, Valdemir Vicente Costa Júnior. Durante a tarde, houve uma explanação minuciosa sobre a Política Nacional de Fomento Aldir Blanc foi proferida pela superintendente de Ações Culturais da Secult, Camila Zenzele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *