Local

Sebastião de Assis, da enxada ao microfone: o sucesso de quem nasceu para brilhar.

Sebastião de Assis Carvalho, nascido em Alpinópolis sul de MG, em 08 de novembro de 1952. Veio com sua família para Mato Grosso, chegando à região do Jurigue em 1963, na época município de Rondonópolis, (hoje pertence ao município de Pedra Preta). A família composta por oito irmãos sendo cinco homens e três mulheres, filhos do casal Francisco Tiago Leite e dona Augusta Moreira de carvalho, para trabalhar na terra como arrendatários, na época esta região estava sendo desbravada e muitas famílias vinha para cá com esperança de construir uma nova vida, adquirir terras e fincar raízes.

Em 1972, a família se mudou para o Cangussú, onde morou até 75, quando deixou o campo, mudando para Rondonópolis, Sebastião foi trabalhar como servente de pedreiro na cidade, ficou nessa profissão por três anos, de 75 a 82, trabalhou como instrutor em uma Auto Escola e despachante.

Em 85 chegou a Rádio Clube pelas mãos dos amigos Antônio Everaldo de Souza, (saudoso e querido TOSTÃO) e pelo radialista Roldão de Oliveira, que juntos convenceram ao também saudoso Clóvis Roberto de Queiroz, diretor artístico da emissora, o Programa Clube no Sertão entrava no ar das 04:00 as às 07:00 horas da manhã e também das 19:00 as 21:00 horas, algum tempo depois passei a comandar o Clube no Sertão, quer era líder de audiência, no período noturno e o Roldão ficou com o horário matutino, e mudou o nome para Alvorada Sertaneja.

Durante mais de 31 anos fiquei a frente do Clube no Sertão, sempre atendendo os pedidos dos ouvintes e moradores da zona rural, este programa foi sucesso absoluto entre os pequenos sitiantes, por isso ficou no ar todo este tempo.

Em 2020, foi para a Rádio Mega 99,3 FM, com o Sebastião de Assis, “o programa que toca no seu coração“, todos os sábados das 05:00 ás 08:00  da manhã e aos domingos  das 10:00 ao meio dia, que ficou no ar mais de um anos, pela Mega 99,3 FM.

Em 2001, tive uma experiência na televisão, o Nilson Avelino, comprou um espaço no SBT, e por mais de um ano apresentei o Saudade de Minha terra, por onde passaram vários artistas locais e nacionais, durante o programa além de apresentações musicais, tinha uma roda onde contávamos casos ocorridos anteriormente, mais ao menos no estilo Senhor Brasil do Rolando Boldrin.

Como locutor e apresentador Sebastião de Assis trabalhou mais de 33 anos em duas emissoras de rádio e uma de televisão, mas sempre foi um apaixonado pela música sertaneja, tanto que tem várias composições de sua autoria gravadas por artistas de renome nacional. Minha ligação com a música começou muito cedo, me lembro que meu pai tocava sua violinha comigo no colo, isso quando tinha por volta de quatro anos, influenciado por ele, aprendi a tocar também, formei dupla com Ailon, que durou até 2018. Algum tempo depois formei a dupla Leão e Leandro, com o parceiro Duram, essa formação tem alcançado grande sucesso, inclusive ganhado vários festivais aqui no estado de Mato Grosso.

Sebastião de Assis e Duran: formam a dupla Leão e Leandro

Da redação

Fotos: arquivo do entrevistado

3 thoughts on “Sebastião de Assis, da enxada ao microfone: o sucesso de quem nasceu para brilhar.

  • Grande Tião de Assis…
    Com certeza nas páginas dos anais da história de Rondonópolis, não faltará as escritas do seu legado, sobretudo no tocante ao pioneirismo do sertanejo raiz!!!

    Resposta
    • Sebastião De Assis

      Grande zOlimpio, ninguém tirará de vc o legado de ser o maior representante de nossa cidade, colorido pelos seus versos musicados…

      Resposta
  • Iziquiel A Carvalho - Zico da Farmácia.

    Tião, uma das figuras mais agradáveis que eu conheço. Tem um conhecimento ímpar da música sertaneja. Contador nato de causos. Compositor de uma sensibilidade sobre o Brasil real que promove inspiração para belas letras.

    Justíssima homenagem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *