Local

Assembleia Geral Extraordinária convocada e realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis foi sucesso de quórum e de participação dos presentes.

A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, através do presidente do Conselho Administrativo sr. Jacques Paul Gervais Polet, realizou na noite de 11 último no auditório do Centro Integrado de Ensino – CIE, a Assembleia Geral Extraordinária que fora convocada para seus associados, porém aberta à comunidade.
A Assembleia, foi sucesso de público, ultrapassando o quórum mínimo necessário de associados, pela participação de representantes da comunidade rondonopolitana interessadas na causa Santa Casa, mesmo em época pré natalina, e também sucesso de interações dos presentes, com seus questionamentos, devidamente respondidos pelos apresentadores.
A ASSEMBLEIA
Feita a abertura pelo Presidente Jacques Polet, foi passada a palavra ao Diretor Financeiro, Sr. José Eduardo Ponciano de Carvalho, para exposição da situação financeira e econômica da Santa Casa, além de responder dúvidas dos presentes acerca do assunto. Jose Eduardo, fez explanação sobre o subfinanciamento da Santa Casa e a necessidade de um financiamento tripartite.
O Diretor Financeiro conclamou o apoio da sociedade organizada e comunidade política que se unam no sentido de reivindicarem a equiparação de pagamentos por parte do Poder Público para a Santa Casa pelos serviços prestados nas mesmas bases que é pago para a Santa Casa de Cuiabá .

Durante a fala, membros da Irmandade da Santa Casa – Grupo formado por representantes da sociedade rondonopolitana, fizeram perguntas e ponderações que foram respondidas pelo Diretor Financeiro com apontamentos do Presidente, Jacques. A apresentação continuou sobre o DRE de janeiro à setembro de 2024, o DRE comparativo de 2021 à 2024, o levantamento de custo das UTIs, o custo da UTI maternidade oncologia, apresentou também o boletim de contas a receber atualizado para 11/12/2024 e o relatório de contas a pagar, por fim, visando encerramento de sua fala, fez apresentação da posição do endividamento bancário atualizado até a presente data.
Apresentação da Diretora Executiva da SCR , a Sra. Luciana Ignácio da Silva
Em seguida a nova Diretora Executiva da SCR, Sra. Luciana Ignácio da Silva, fez sua apresentação pessoal e profissional a todos os presentes, com destaque ao seu currículo de que é formada em administração (21 anos), pós graduada cinco vezes, formada como avaliadora ONA – Organização Nacional de Acreditação, possuindo certificado de Mentoria pela PUCRS e Mestranda na UFPR, um dos poucos programas de mestrados profissionais do país, altamente concorrido, com foco em Gestão de Organizações, Liderança e Processo Decisório.
EXPERIÊNCIAS ANTERIORES
Sua linha de pesquisa são custos hospitalares analisados e implantados com apoio de novas técnicas e tecnologias como por exemplo MP (Process Mining) e MCDA (Análise Multicritério). Explicou também o contexto do convite feito pelo Conselho de Administração para trabalhar na Diretoria Executiva da entidade e os motivos que levaram a aceitar o convite. Apresentou sua proposta de gestão, fez ponderações, (que destacamos aqui) e que foi amplamente elogiado pelos presentes, pela comunicação assertiva como foi realizada.

A Executiva Luciana Ignácio explanou que: “Na prática gostaria de diagnosticar os problemas do hospital, aqui estamos falando de estruturas, processos e resultados, propor os planos de ações, ou seja, o que vamos executar primeiro, em níveis de priorização, quando e quem participará, para então executar de fato. Precisamos medir eficiência, ajustando o que não está bom e comemorando os resultados.”
E continuou: “Gerir é diferente de Administrar. A Administração é uma Ciência Social, no entanto precisa ser aplicada! frisou Luciana. E Luciana continuou defendendo a Administração contra os ditos populares de que a “Administração, é mais do que um curso que as pessoas fazem quando estão indecisas sobre a vida”.
“A Administração requer estudo de como planejar, organizar, direcionar e controlar os recursos, de toda natureza.”
A nova Diretora Executiva Luciana Ignácio Silva, foi apresentada oficialmente neste evento, ela foi contratada em substituiçãoa ex diretora executiva Sra. Bianca Talita, que atuou por 7 anos na entidade, e solicitou sua demissão do cargo, para se dedicar a sua empresa de Captação de Recursos Financeiros para instituições beneficentes de Saúde, incluindo a Santa Casa de Rondonópolis.

PACIÊNCIA , APOIO , PACIENTE
E Luciana Ignácio encerrou sua apresentação baseando-se em três palavras: PACIÊNCIA , APOIO com foco no PACIENTE , ou seja: PACIÊNCIA para com o tempo, dela e sua equipe, concluírem o diagnostico situacional da SCR, APOIO para quando chegar a fase de executar os planos, tudo com foco no PACIENTE Santa Casa.

APOIO DE TODOS EM PROL DO PACIENTE SANTA CASA
Esse apoio, considera a Executiva Luciana, precisa vir da comunidade usuária, colaboradores diretos e indiretos, médicos, e tantos outros membros de equipes assistenciais e de apoio que se fazem altamente necessários, também a este Conselho Administrativo, Irmandade e o Poder Público. E frisou, todos juntos, em conjunto!!
E concluiu: “Se entendermos que a Santa Casa, por si não tem vontades, desejos, oposições porque ela é uma instituição, uma máquina, seremos capazes de ter não o hospital mais importante da região, porque é aquele que mais a abastece, mas sim um Hospital de Referência!
AGRADECIMENTO E ACOLHIMENTO
Luciana Ignácio, agradeceu o acolhimento que teve desde sua chegada e também a demonstração de aceitação expressa pelos presentes na Assembleia. E finalizou sua apresentação, bastante aplaudida, dizendo : “Conto com absolutamente todos vocês nessa jornada que não vai ser fácil. E tudo bem. Só precisamos que seja!”.

INTERAÇÕES DO PÚBLICO
Após sua fala foi aberta aos presentes para se manifestarem. As senhoras Glacy Bongiollo e Mara Lídia Seixas R. Jeronimo, parabenizaram pelas falas da Diretora Executiva e desejaram votos de estima e sucesso na jornada gerindo a instituição.
Também houveram perguntas sobre locais em que a Luciana Ignácio já trabalhara no estado do Mato Grosso, o que foi esclarecido. O administrador Jorge Soares da Silva, pediu a palavra para perguntar sobre a situação geral das Santas Casas em perspectiva com a realidade da Santa Casa de Rondonópolis, a Diretora Executiva explicou a partir da sua experiência na gestão hospitalar e mencionou a defasagem da SIGTAP- Tabela do Sistema de Gerenciamento de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS, bem como a distribuição da responsabilidade entre os entes federativos em relação a instituição, fez explanação breve sobre apuração complexas de custos em hospitais filantrópicos e não somente na Santa Casa de Rondonópolis .
Outra presente a se manifestar foi a empresária Lucineia Maria Ângelo Mattesco, que ponderou sobre os setores da instituição a partir da sua vivência em ambientes hospitalares, com enfoque à recepção, bem como sobre o espaço da mulher no ambiente profissional e hospitalar, desejou votos de sucesso para a nova Diretora Executiva. O Cirurgião – Dentista Dr Kemper Carlos Pereira, fez pergunta sobre os gargalos financeiros em geral na Saúde Pública, ponderou que a Diretora vai enfrentar as situações que não consegue mudar na prática, concluiu a pergunta em como será a gestão da atual Diretoria e foi respondido que será com foco em gestão hospitalar assunto do qual entende a Diretora Executiva e que a parte técnica os profissionais da saúde que estiverem no tático operacional será respeitada e tudo conduzido com parcimônia. O Sr Ernando Cabral, membro do Conselho Administrativo da Santa Casa , explanou sobre a política de neutralidade da administração da Santa Casa em relação a todos os políticos, também mencionou que a Santa Casa se preocupa com a posição republicana e institucional, concluiu pela importância e responsabilidade dos conselheiros em manter essa neutralidade por representar a Instituição. Por fim o Presidente Sr Jacques Polet anunciou a transição entre escritórios de advocacia e passou a palavra para o advogado interino, Thiago T. M. Chicote, que se apresentou e explicou seu trabalho até o momento na instituição, os principais projetos que conduziu desde 2022 dentro da sua especialidade em Direito Público e regulatório no âmbito do S.U.S. e se colocou à disposição de todos.

DESTAQUE
Ressaltamos,o sucesso da Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Santa Casa de Rondonópolis que atendeu ao fim proposto na Convocação da mesma, ou seja foram respondidas todas as questões Econômicos financeiras da entidade. Sucesso de público, acima do esperado, não só dos associados, que superou o quórum mínimo necessário, bem como de representantes da comunidade em geral interessados na questão da Saúde. Destaca-se a conclamação do APOIO, do ENVOLVIMENTO da Irmandadek da Santa Casa, de todo corpo clinico e administrativo, da sociedade cívico, militar e eclesiástica e Poderes públicos como um todo, em prol do paciente SANTA CASA DE RONDONOPOLIS, não somente em tempo de apresentação de Prestação de Contas , mas durante todo o ano .Pois somente com a UNIÃO, o APOIO , o ENVOLVIMENTO de todos poderemos continuar a ter a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, como referência em Hospital, e continuar a atender condignamente aos 19 municípios da região , pois como diz o slogan da Santa Casa : A Santa Casa é de Todos! E que assim seja!

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *