Variedades

Coluna Pequenas Empresas Bons Negócios

Top Man Barbearia, um ponto na avenida Rotary Internacional

Por Hermélio Silva

 

O jovem empreendedor Fabrício Sousa Silva é goiano de Mineiros, mais rondonopolitano de coração. Nasceu em 25.07.1994 e chegou aqui aos seis anos de idade. Tem o filho Arthur, que vai completar 13 anos no próximo mês de dezembro.

A família quando chegou aqui, inicialmente morou no Jardim das Flores por três anos e depois para o bairro Cidade Alta, onde mora até a atualidade. Fabrício estudou nos colégios Rosalino Antônio da Silva e no Sagrado Coração de Jesus.

Com uma visão empreendedora, um filho para criar e uma ousadia ímpar, o nosso entrevistado cita que não pensou duas vezes para buscar uma renda que desse uma boa qualidade de vida para a sua família, e assim tomou a decisão de tocar o seu próprio negócio. Sabia das despesas que venciam mensalmente ininterruptamente, como o aluguel, a alimentação e a manutenção da casa.

Ainda menor de idade, começou com pinturas em casas, terceirizando os serviços de várias empresas, como de casa habitacionais e outras construções. Aos 18 anos abriu sua microempresa na área e atendeu clientes em Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Pedra Preta, entre outras.

“A pintura do prédio do aeroporto Maestro Marinho, o arco de entrada próxima a rodovia também foram feitas por nossa empresa”, relatou Fabrício.

Outras obras foram realizadas na cidade, mas o tino do empreendedor foi buscar outro segmento completamente diferente da decisão inicial e resolveu tornar-se empresário de barbearia. Incentivado pelo seu irmão mais Vinícius – que é o proprietário da atual Gold Barbearia, localizada na rua João Paulo VI, esquina com a avenida Otávio Pitaluga, na Vila Aurora –, que lhe presentou com um kit de barbearia e o pagamento da primeira parcela de um curso na famosa Escola de Cabeleireiros Tião Destak, situada na rua Rio Branco, nº 562, centro. Um local onde a maioria dos barbeiros passaram por lá. Bem antigo na nossa cidade de Rondonópolis.

Fabrício nos disse que não tinha dom para tanto, mas a sua persistência para vencer na vida, fazia com que ele se dedicasse ao aprendizado na escola durante o dia todo, e a noite ia nas casas dos amigos para cortar o cabelo e se aperfeiçoar, claro, usando-os como modelos e não cobrando o serviço, atendendo até as 23h00, quase todos os dia. Três meses depois montou sua barbearia na avenida Rotary Internacional, que já tem cinco anos de atuação e ultimamente atende na mesma avenida no número 866.

Atende todas as classes sociais. Tem cliente que são cativos e fiéis, desde crianças, jovens, meia idade e idosos. Dos profissionais que atende estão inclusos empresários, estudantes, policiais, enfermeiros, médicos, advogados, aposentados, que se tornaram cliente e amigos numa relação de confiança e profissionalismo.

Os cortes são os mais variados possíveis, dos mais antigos como o surfista, social e moicano, até os mais refinados e modernos. Um estilo muito usado na barbearia, a pedido dos clientes é o degradê, ou fade que é um estilo usado pelo jogador de futebol Cristiano Ronaldo, com cortes nas laterais e nuca, dando uma aparência de estar subindo degraus, iniciando com a máquina zero, depois a máquina um, um e meio e aí por diante, com a suavidade para ficar uma bela composição com essas divisões na altura do corte final.

A Top Man Barbearia é o próprio nome de representar o homem do topo, líder, elegante, bem apessoado e nos trinques, como se diz na gíria popular. A equipe é composta de cinco profissionais, que atende de segunda-feira a sábado, das 08h00 às 19h00, sem intervalo para o almoço, com ou sem agendamento e escolha do profissional para o serviço. Só lembrando aqui que nos foi assado que o cabelo e a barba definem a pessoa, a sua personalidade.

“Tenho clientes que vem de bairros distantes e até de outras cidades como Cuiabá e Primavera do Leste. E o nosso profissional Vitinho tem agendamentos cativos da cidade vizinha de Pedra Preta”, reportou Fabrício.

Fomos bem recebidos na empresa, onde vê-se um excelente ambiente, bem iluminado, bem localizado, com equipamentos modernos e poltronas confortáveis para aguardar a sua vez do atendimento. Em breve a barbearia vai oferecer um espaço específico para as crianças, com ambiente caracterizado, distrações, brinquedoteca, cadeiras diferenciadas, como um carrinho automobilístico.

Fabrício tem outro investimento na cidade, que é a Casa do Cartucho, adquirida há três anos e administrada pela sua irmã Cláudia Raiane Sousa Vieira. Atende com venda, locação e manutenção de equipamentos e suprimentos.

O empresário e o homem pai de família, tem distintamente a compreensão da separação de ambos. Quando decidiu investir em barbearia tinha consciência que o trabalho era diferente, que precisava cumprir uma carga horária mais alta que a normal, então o tempo que dedica à família é após as 19h00 e todos os domingos.

“Sinto-me feliz demais, tenho essa cidade como a minha cidade do coração. São muitos anos aqui, quando saio de férias eu não consigo ficar muito tempo longe de Rondonópolis. Tenho dificuldade de me adaptar noutro lugar”, finalizou Fabrício Souza Silva.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *