Variedades

Coluna Pequenas empresas, Bons Negócios

Veríssimo Tattoo, eternizando sonhos

Lucas Veríssimo e Hermélio Silva.

Visitamos o tatuador profissional Lucas Veríssimo Rosalves Almeida, na manhã do dia 13.11.2024, no seu estúdio localizado na avenida Lions Internacional ao lado do Posto da Onça, e realizamos uma agradável entrevista sobre a sua trajetória e da sua empresa.

Lucas nasceu em Rondonópolis em 15.05.1990. Está solteiro. É filho de Joseny Pereira de Almeida e dona Elcy Rosalves Oliveira de Almeida. Neto de pioneiros, praticou futebol na infância e skate dos 15 aos 18 anos. Hoje é praticante de musculação.

O jovem Lucas Veríssimo foi empacotador, trabalhou em empresas de reciclagem, de big bag, de serviços gerais até chegar na Rota do Oeste e conhecer por outras vias a tatuagem, quando começou a trabalhar simultaneamente no emprego e nas horas vagas como tatuador, até assumir em definitivo o seu empreendimento, no ano de 2020, em plena pandemia da Covid-19.

“Desde criança eu desenhava Dragon Ball e os amigos me incentivavam dizendo que eu tinha talento. Era uma época fora do contexto atual, só tempos depois que comecei nesse trabalho”, disse Lucas Veríssimo.

A sua ex-esposa também o incentivou dizendo que teria um bom trabalho como tatuador e tempo para estudar, pois tinha um sonho de ser policial. Mas, tinha alguns impedimentos, um deles era que os seus pais como evangélicos não concordavam com o trabalho de tatuagem. Foi difícil a decisão.

Iniciado, fez a primeira tattoo homenageando a mãe com o seu nome, mas logo avaliou que saiu muito horrível, que o fez apagar e pedi ao seu amigo tatuador Gelson para fazer um belíssimo trabalho no seu braço esquerdo com o rosto da sua genitora, dizendo-nos que ali no braço ele pode vê-la a todo momento.

Agora, já são seis anos na profissão, que começou principalmente no estilo old school, a famosa velha escola, que os barbeiros gostam muito, até porque os estúdios que o nosso entrevistado atuou tinha parcerias ou eram próximos a barbearias. Com o tempo viu que podia fazer outras coisas e tinha de estudar muito. No momento faz de tudo um pouco, estuda vários estilos para alcançar uma gama maior de clientes.

A maioria das vezes o cliente já aparece com a arte pronta, decidido. Nalgumas vezes monta o projeto com o cliente e cria a arte. Tabula as informações, faz a criação, mostra ao cliente, se aprovado faz-se a fotografia do local que vai ter a intervenção no corpo, daí a colagem e tem uma ideia da tattoo de acordo com o encaixe na anatomia, finalmente o processo para o serviço de produção da tatuagem.

O ambiente é bem climatizado, aconchegante, gostoso de se estar e agradável, bem diferente do passado, quando tudo era escuro, sombrio e duvidoso. Não  era visto com bons olhos, e diziam que o tatuador era um cara que não quis estudar. Hoje em dia é arte, envolve muita gente e o estranho é quem não tem uma tatuagem para chamar de sua.

Conseguir um trabalho com o corpo mostrando uma tatuagem era muito difícil num passado não tão longe, no entanto na atualidade nota-se que muitos empresários tem tatuagens à vista, que o advogado, jogador de futebol e médico exibem suas trabalhadas imagens e ou palavras, com orgulho recebendo elogios e ostentando a arte que ornamento o seu corpo.

Notamos os cuidados com o ambiente para evitar contaminação, desde o horário agendado com atendimento único, até o uso de material descartável. Também foi falado sobre os tipos de agulhas de qualidade para não perder o fio, das tintas especiais, das canetas usadas para as intervenções precisas e do investimento feito para a aquisição de uma máquina moderna e de boa performance.

O arrependimento de alguém ter feito uma tatuagem e querer apagar é um processo que se considera normal hoje em dia, como frisou Lucas Veríssimo. Usando o laser é possível removê-la por completo. Também é possível fazer rearranjos cobrindo nomes ou imagens usando estudos e a tecnologia.

Sobre como identificar as pessoas, com suas tatuagens ou modelos escolhidos para a sua produção é possível descobrir a sua personalidade. Quando o cliente vem com  imagem do rosto de Cristo, denota-se uma pessoa religiosa, que tem fé. Já a Medalha de São Bento, demonstra ser um católico, bem como a palavra “Fé” em forma de uma cruz.

www.instagram.com/verissimotattoo

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *