Onde Comer em RondonópolisVariedades

Coluna

Restaurante Verde Vale, 34 anos no mercado

Por Hermélio Silva

Empresário Sérgio Pradela e os troféus conquistados em anos de trabalho.

Visitamos o empresário Sérgio José Pradela, proprietário do Restaurante Verde Vale no dia 02.11.2024 para gravar esta entrevista. Ele nasceu em Concórdia – SC, em 08.09.1964. Casado com dona Odete Pradela, tem um casal de filhos: Mônica e  Maicon e a neta rondonopolitana Maria Clara.

Em 1995 Sérgio Pradela resolveu investir num novo negócio. Oferecido pelo tio Jair Resmini adquiriu o restaurante em Rondonópolis, Mato Grosso. O empreendimento já funcionava deste 1991.

Até então, morava em Concórdia. Era criador de porcos, com nível técnico em agropecuária, especialista em suinocultura, com dois anos como profissional de extensão rural da Sadia. Trabalhou em duas regiões no período de 1983 e 1984, nos estados de Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1985 voltou a trabalhar com o pai na propriedade da família, quando implantou um sistema de criação de leitões ficando até 1996.

“Foi um trabalho junto a Embrapa. Fomos considerados uma das propriedades mais produtivas de Santa Catarina em 1994. Foram dez anos de muitas pesquisas com os melhores especialistas em suinocultura do Brasil”, disse Sérgio José Pradela. Foram bons trabalhos de nutrição, sanitária e manejo de gestão com os cientistas da Embrapa: Yury Sobsthevicz, Nelson Mores e Gustavo Lima.

No dia 26.02.1996, o nosso entrevistado chegou a Rondonópolis. Inicialmente sozinho, pois como diz, foi um desafio, porque absolutamente não conhecia nada sobre o assunto e quase ninguém na cidade. Ficou por 40 dias observando e aprendendo. A família chegou em abril do mesmo ano.

A empresa não tinha o porte atual, que recebeu investimentos e modificações estruturais. Foram feitas as trocas do piso e do forro. A câmara fria foi instalada em 1999, e a aquisição dos terrenos e casas ao lado, deram lugar ao estacionamento próprio e a abertura de janelas dando um melhor arejamento para a cozinha. A instalação de mais exaustores, ventiladores e climatizadores melhorou ainda mais aquele ambiente de produção.

O Verde Vale tem colabores com até 28 de casa, e um dos churrasqueiros já tem 24 anos no trabalho. Registramos que a primeira leva de cozinheiras já aposentaram com 23 anos só no restaurante. Os garçons já conhecidos dos clientes fazem um trabalho de excelência de  atendimento e alguns já passaram de 13 anos trabalhando na empresa. Tudo isso, para demonstrar a confiança em sua equipe e o contrário, uma vez que o gargalo para contratar alguns profissionais da área, no município, estado e país é muito difícil, como é o caso de churrasqueiro e cozinheiro

Churrasqueira.                                                                                                                                         Interior.

Os filhos, Mônica graduada em direito, e Maicon em Contabilidade, já fazem parte da nova geração a cuidar dos negócios, além da esposa com o senhor Sérgio que dão a sustentação do projeto de sucesso. “Não me vejo sem eles aqui. Também a minha nora já ajuda nos serviços e futuramente a minha neta. É a família entrando para o negócio”, falou Sérgio Pradela.

Sua vinda para Mato Grosso foi uma decisão difícil de ser tomada, pois as dificuldades eram grandes e manter-se no mercado era uma das principais. Sérgio recorreu ao amigo e colega diretor da cooperativa da qual era membro, o economista advogados e administrador Rui Snheider, pedindo orientação para decidir sobre a compra do restaurante, num segmento e de investimento alto. A resposta foi que: “O negócio é ótimo quando você paga em um ano. É bom quando você paga em dois anos. Regular quando paga em três anos, ainda é considerado bom. Daí para frente é uma coisa para se pensar”.

No dia 07.11.2024, Sérgio José Pradela está visitando a cidade de Concórdia para receber das mãos do seu amigo e presidente do Sicoob Central SC, uma honraria pelo reconhecimento do seu trabalho por 40 anos na cooperativa.

“Graças a Deus, consegui pagar em dez meses, com muito trabalho, muito esforço”, orgulha-se Sérgio Pradela.

Pratos oferecidos

A formação do cardápio é feita um dia antes. Tem um para cada dia. Pode ter alguns pratos repetidos dentro da semana, mas a maioria são diferentes. As carnes mantem o padrão, não mudam, pelo volume de cortes oferecidos.

Em geral são os seguintes pratos básicos: arroz, feijão, massas em geral, como lasanha, macarrão com frango, carne moída, brócolis e quatro queijos.

Quanto às verduras tem um bom volume e dentro do que se consegue em Rondonópolis. Algumas são bem elaboradas, com cremes especiais.

No total são 52 pratos diferentes que giram no dia a dia do restaurante, ou seja, uma gama para atender bem a todos os gostos. Difícil é querer fazer regime, mas se tiver a devida consciência, pode montar um prato com essa preocupação. As sobremesas são feitas todos os dias e são em cortesias.

“Sou um cidadão rondonopolitano e também mato-grossense, pois recebi essas honrarias. Como não vou gostar desta cidade? Tenho o maior carinho pela cidade onde eu nasci, mas hoje eu sou um cidadão daqui. Estou com um pé fincado aqui e pretendo ficar aqui”, afirmou Sérgio Pradela.

Marca Verde Vale

Uma marca reconhecida na cidade e que recebeu novo design em 2022. Produzido por uma agência de publicidade, que estudaram muito para chegar à definição. São 34 anos no mercado, sendo 29 sob a gestão do nosso entrevistado.

Uma empresa bem localizada, na área central da cidade, com ambiente amplo e moderno.

Espaço da churrasqueira e a marca registrada.

Obras de artes

Uma ideia brilhante indicada pela arquiteta. Investiu-se e valoriza os profissionais das artes visuais expondo belas fotografias de Rondonópolis. No futuro serão trocadas as obras por outras novas e autores diferentes.

Sérgio e Maicon Pradela.

Sérgio Pradela participa da igreja católica com presença nas missas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Já foi presidente do Rotary Club e hoje é membro da Maçonaria.

“Agradeço aos rondonopolitanos, de especial modo pela confiança que depositaram no Restaurante Verde Vale, na nossa pessoa e nos nossos funcionários. Se Deus quiser vamos continuar no mercado por muito tempo, com bastante simplicidade, mas com responsabilidade acima de tudo. Esse é nosso lema”, finaliza Sérgio Pradela.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *