Local

Coluna Caros Colegas – O saudoso e impagável Denis Maris

O saudoso e impagável Denis Maris

A coluna Caros Colegas de hoje abre espaço para homenagear o saudoso radialista, jornalista, artista plástico e seresteiro Benedito de Jesus Leite conhecido por Denis Maris, que foi uma figura das mais importantes no meio cultural de Rondonópolis. Nascido na cidade Carapicuíba interior de São Paulo, na capital paulista, estudou música na escola de música Maria A. Morgatto, continuou na seus estudos na Ordem dos músicos do Brasil, também em São Paulo.

No estado do Paraná teve longa trajetória na Rádio Novo Horizonte de Ibaiti, onde levou ao ar por cinco anos o Programa Show da Manhã com Denis Maris. Tentou repetir o sucesso radiofônico no Mato Grosso do Sul, mas não foi bem sucedido.

Em 1983 veio para Rondonópolis, na Rádio Amorim Juventude foi recebido e contratado pelo então diretor Gilson Lira, passou a redigir e apresentar o programa jornalístico Jornal da Juventude, conquistando grande público ouvinte. Em 85 passou a integrar a equipe da Rádio Clube, onde foi repórter, noticiarista, redator e apresentador do “Programa Clube a Dona da Noite”, onde atuou mais de dez anos.

Em 1996 se transferiu para a Rádio Tropical 105 FM, onde comandou o “Programa Saudade Tropical”.

De 96 a 97 teve sua primeira experiência na TV, onde apresentou o programa Mesa Redonda na extinta TV Manchete.

Em 2003 migrou de vez para a imprensa escrita, indo trabalhar no Jornal Folha Regional, em 2011 fundou seu próprio veículo de comunicação o “Jornal Integração Cultural”.

Denis Maris sempre foi um artista plural, criou e desenvolveu a técnica que ele chamava de petrografia usando pigmento extraído das rochas ele usava esta tintura especial para pintar seus belos quadros, que hoje estão nas mãos de colecionadores do mundo todo, aqui o mecenas Francisco Carlos de Souza, tem o maior acervo das obras do artista.

Denis Maris, sempre foi amante e divulgador das artes e da cultura, criou um grupo que tocava somente chorinhos, ritmo que sempre foi sua paixão musical, mesmo sendo um músico eclético, ele incursionava com grande maestria por todo universo musical.

 

Em 19 de maio de 2022, ao meio dia, Denis nos deixou vitimado por um AVC, Benedito de Jesus Leite, ou simplesmente Denis Maris que morava Há mais de três décadas em Rondonópolis, onde era figura importante no meio artístico e cultural, deixou uma lacuna imensurável nesse meio.

No dia anterior ele havia completado 72 anos de pura humildade.

Da redação

Imagens cedidas pelo jornal Folha Regional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *