Estadual

Mato Grosso sofre com queimadas descontroladas; aumento de 345% em agosto

Segundo o BDQueimadas, foram registrados 10,6 mil focos de calor de 1º a 27 de agosto.

Mato Grosso sofre com queimadas descontroladas; aumento de 345% em agosto
Mato Grosso tem sofrido com as consequências das queimadas em agosto, o que tem piorado a qualidade do ar e levado fumaça para as cidades. Segundo o BDQueimadas, sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 10,6 mil focos de calor de 1º a 27 de agosto, o que representa um aumento de 345,4% na comparação com o mesmo período no ano anterior.

A gravidade da situação tem sido sentida especialmente por quem está na linha de frente combatendo o fogo. No domingo (25), um brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acabou morrendo enquanto combatia incêndios em uma terra indígena em Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá).

A situação no estado é de alerta, principalmente na região Amazônica, onde foram registrados 4.698 focos de calor em 27 dias. Logo depois vem o Cerrado, com 4.673 pontos de queimada, e o Pantanal, com 1.301. Dos 10 municípios com mais focos de queimada no país, um é de Mato Grosso, Colniza (1.065 km a noroeste), com 921 registros.

Segundo os dados do BDQueimadas, 30 terras indígenas em Mato Grosso estão sob a ameaça do fogo, sendo a mais atingida a Utiariti, em Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste), que tem uma área de 412 mil hectares e uma população de cerca de 700 pessoas. Por lá foram 539 focos de incêndio em 27 dias de agosto.

O fogo tem atingido também áreas de conservação estadual como a Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá, a Reserva de Exploração Extrativista Guariba-Roosevelt e a APA Chapada dos Guimarães, além unidades de conservação federais como a Meandros do Rio Araguaia, Serra das Araras e Parque Nacional do Juruena.

J1
Foto:Iberê Perisse/Projeto Solos/AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *