Local

ZERANDO FILAS – Prefeitura anuncia nova etapa de cirurgias de catarata na cidade

A Prefeitura de Rondonópolis vai realizar neste fim de semana cerca de 500 procedimentos cirúrgicos, distribuídos entre 400 de cataratas, 70 pterígio e o restante de cirurgias de cabeça/pescoço (otorrino). O anúncio dos atendimentos foi feito na tarde desta sexta-feira (23) na sede do Ceadas – Centro de Especialidades Apoio e Diagnóstico Albert Sabin. O novo mutirão de cirurgias oftalmológicas tem o objetivo de zerar as filas de espera para esses procedimentos cirúrgicos na cidade.

No mês passado a Secretaria Municipal de Saúde realizou 460 cirurgias de cataratas, e 70 de Yag Laser (limpeza de lentes a lazer); além de 258 de pterígio.

Para o mês de setembro, a SMS programou mais cerca de 400 cirurgias oftálmicas que deve chegar a um total de 1.850 procedimentos cirúrgicos agendados em que se espera zerar as filas já cadastrados na Central de Regulação, via unidades de saúde da família (PSFs).

A secretária Ione Rodrigues falou desse esforço concentrado da secretaria em zerar as filas de espera por procedimentos oftálmicos na cidade, como vem fazendo com relação às filas por consultas, exames e cirurgias eletivas de especialidades, onde muitas delas já estão zeradas incluindo ai, algumas especialidades relativas à saúde da mulher.

Ione ainda reforçou a recomendação aos pacientes cadastrados na Central de Regularização que procurem suas unidades de saúde para atualizar seus dados cadastrais, incluindo aí os números de telefone e endereços, para que os técnicos possam entrar em contato e marcar os exames de risco cirúrgico e os encaminhar para as cirurgias. Ione alertou ainda que os pacientes que já estejam cadastrados, mas que continuam com os dados desatualizados (endereço e telefone), poderão perder a vez de participar dos mutirões e permanecer na fila, aguardado uma nova oportunidade.

Durante a coletiva o prefeito José Carlos do Pátio destacou alguns procedimentos médicos como: “exames de especialidades em cirurgias eletivas como: ginecológicas, pediátricas, e gastroenterológicas, estas, já foram zeradas no município”. Ele ainda revelou que alguns procedimentos cirúrgicos de especialidades como: cabeça/pescoço (otorrino) e varizes e até adenoides serão oferecidas pelo município.

A prefeitura já contratualizou um hospital de otorrino da capital Cuiabá (MT), para realizar estas cirurgias nos pouco pacientes que ainda aguardam por esses procedimentos, em razão da falta desses profissionais na cidade. “Mas todos os cadastrados, serão atendidos!” Garantiu ele.

Pátio revelou ainda que a prefeitura já realizou mais de 500 exames de ressonância magnética; além de cintilografia, entre outros exames da área de medicina nuclear que antes eram realizados na capital e que hoje são realizados aqui na cidade no mais moderno centro de diagnóstico por imagens, que é o Cedir.

“Nós temos feito a nossa parte! Estamos nos esforçando em promover o melhor em serviços de saúde, através de políticas públicas que realmente chegam até a ponta onde estão os trabalhadores mais humildes e que têm mais dificuldades de acessar determinados serviços. O nosso objetivo é levar cidadania e qualidade de vida à nossa população. E isso nós temos feito!”, finalizou o prefeito.

Ailton Lima / Gcom

Fotos: Wheverton Barros – Gcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *