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Nova Shineray StormXBros 160 Quais são as diferenças?

Por Guilherme Augusto

Outro lançamento está chegando às lojas! A Storm 200 é a mais nova moto da Shineray, apresentada nesta semana e que promete estabelecer um marco na história da empresa por aqui. Mas será melhor que rivais como a Bros 160? Compare.

Nova Shineray Storm é melhor que Bros?

A Storm é a maior moto da Shineray à venda no Brasil e também simboliza o ingresso da marca no segmento das crossovers de média cilindrada. Além disso, é uma moto que se destaca pelo preço acessível e interessantes itens de série, o que lhe concede vários pontos na relação custo benefício. Mas e a Bros?

Carinha de BMW, muitos itens de série e preço abaixo da concorrência. Esta é a receita da Storm 200

Na verdade, a Storm não é uma rival direta da Bros, pois são modelos de segmentos diferentes. Uma é crossover, praticamente uma street mais confortável; enquanto a outra é uma trail, pronta para encarar pesadas aventuras no fora de estrada. Porém, por falta de concorrentes mais próximas, as comparações são inevitáveis.

Diferente da crossover Storm, a Bros é uma trail raiz. São segmentos diferentes, mas as comparações serão inevitáveis

1. Shineray é mais potente

A primeira vantagem da nova moto Shineray à venda no Brasil está na ficha técnica. Afinal, seu motor de 198 cc entrega 20,4 cv e 1,8 kgf.m de potência e torque máximos. Além disso, há câmbio de 6 velocidades.

Na Bros 160, os números são inferiores. O motor de 162 cc produz 15,2 cv de potência (etanol) e 1,6 kgf.m de torque. Já o câmbio possui 5 velocidades. A Honda, porém, é mais leve: são 122 kg a seco, ante aproximadamente 140 kg da Storm.

motor da shineray storm

Arrefecimento a líquido, 20,4 cv de potência e câmbio de 6 velocidades. Desempenho da Storm é superior ao da Bros

2. Storm 200 é melhor equipada que Bros

Outro trunfo da chinesa sobre a veterana NXR 160 está na lista de itens de série. Isso porque a nova Shineray Storm 200 possui freios ABS nas duas rodas, painel completo (com indicador de marchas, relógio e rpm) e iluminação full-LED.

Lançamento sai da fábrica com luzes em LED, tomada USB, protetores de motor, cavalete e vários outros itens de série

O lançamento vai além. Há protetor de motor e tomada USB, assim como cavalete central, pisca alerta e suspensão dianteira invertida. Nada disso é encontrado na Bros 160.

3. A Storm 200 custa menos

O lançamento da Shineray ainda tem outra vantagem sobre a líder entre as aventureiras no país: o preço reduzido. A Storm tem preço sugerido de R$ 18.990, logo abaixo dos R$ 19.060 da Bros.

Nas lojas, a Honda costuma ser encontrada por aproximadamente R$ 22.166. Já o valor da Storm será conhecido apenas daqui algumas semanas, na próxima atualização da Tabela Fipe.

Onde a Bros deixa a nova moto Shineray para trás

A primeira vantagem da Bros 160 sobre a Storm 200 é, claro, sua aptidão off-road.  Afinal, estamos analisando uma moto trail com uma crossover – seria como comparar, na terra, o potencial de uma Tenere 700 com uma NC 750X.

Naturalmente, a Bros é mais aventureira e leve que a Shineray. Além disso, conta com um oceano de opções quando falamos em assistência técnica e peças

Assim, suas rodas maiores (com aro 19″ na frete) e raiadas engolem com mais facilidade os buracos. Além disso, a suspensão com maior curso (180 mm na frente e 150 mm atrás) garante mais conforto e segurança diante de obstáculos maiores ou mais profundos. E, lembrando, ela é cerca de 20 kg mais leve que a Shineray.

Outro ponto em que a Bros deixa a Storm para trás é na rede de assistência técnica, uma vez que a Honda possui mais de 1.100 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Além disso, é um modelo conhecido em praticamente todas as oficinas particulares do país.

verdadeira honda rival da shineray storm 200

A CB 190 X, crossover oferecida pela Honda em outros países. Ela sim seria rival direta da Storm 200 – caso estivesse à venda no Brasil, claro

Para fechar, há o fornecimento de peças. Além da já referida rede de lojas oficiais, a Bros 160 conta com imensa oferta de peças e acessórios no mercado paralelo, de marcas independentes, o que reduz significativamente os seus custos. Ainda há outros pontos, como o fato da Honda ter motor flex, enquanto a Shineray aceita apenas gasolina.

Motonline

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