EstadualGeral

Método de ensino italiano, inspiração em Paulo Freire, educação ambiental e adoção de tecnologia constam nas propostas para educação

Dentre as propostas consenso estão reformas e construções de novas escolas, climatização de salas de aula, ampliação do acesso à internet nas instituições de ensino.

Método de ensino italiano, inspiração em Paulo Freire, educação ambiental e adoção de tecnologia constam nas propostas para educação

A educação em Cuiabá e Mato Grosso alcançou marcos importantes na última semana. As escolas municipais da Capital avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, nos anos iniciais. A média das escolas municipais foi de 5,8, acima da última avaliação, realizada em 2021, que era de 5,6. 

A melhoria no desempenho do Ensino Médio nas escolas públicas de Mato Grosso mostrou o segundo maior avanço de todo o país, ao ocupar a 8ª posição no ranking nacional. As escolas de Mato Grosso com os 10 melhores desempenhos alcançaram ou superaram a meta nacional de 5,2.

Contudo, os índices de evasão escolar ainda persistem e as demandas por vagas em creches, ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentam anualmente.

Dentre as propostas consenso entre todos os quatro candidatos que pretendem assumir no próximo ano a Prefeitura de Cuiabá estão reformas e construções de novas escolas, investimentos na climatização de salas de aula, ampliação do acesso à internet nas instituições de ensino, horas estendidas, projetos que unem educação e esporte e melhorias na inclusão de estudantes com deficiência.

Mas, também existem projetos e propostas mais específicas com suas particularidades. Confira.

Abilio Brunini

Abilio Brunini (PL) acredita no fortalecimento da educação através da implementação do ‘Método Montessori’ nas escolas municipais. No plano de governo do candidato bolsonarista, o conceito é abordado constantemente e se refere a um método criado pela médica italiana Maria Montessori no início do século XX e se baseia no entendimento de que as crianças são naturalmente capazes de aprender de forma independente.

Os educadores atuam como guias ou facilitadores do aprendizado, oferecem apoio e ajustam o ambiente sempre que for necessário. Em vez de contar com avaliações tradicionais, baseadas em notas, o progresso dos estudantes é avaliado por meio do acompanhamento do seu desenvolvimento.

Além disso, o candidato pontua implementação de projetos intersetoriais e transdisciplinares para assegurar a inclusão de alunos com deficiências e ainda ronda escolar em parceria com a Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal, além de câmeras para os pais acompanharem os seus filhos na escola.

Eduardo Botelho

O candidato pelo União Brasil, Eduardo Botelho, acredita que é possível ‘garantir a melhor formação na infância com base na neurociência’. Em seu plano de governo é reiterada a inclusão de tecnologias na sala de aula por meio de recursos e materiais tecnológicos para identificar em tempo real, as dificuldades de aprendizagem dos alunos e indicar a intervenção pedagógica.

Um ponto diferenciado em seu plano é a “promoção da educação ambiental em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente no paradigma de sustentabilidade em suas dimensões ambiental, social e econômica” e instituir o ‘Projeto Mais Verde’, além de escolas com menos cimento, mais verde e mais ventilação.

Lúdio Cabral

O petista Lúdio Cabral e sua vice Rafaela Fávaro (PSD) delinearam em seu plano de governo propostas para a educação inspiradas pelo educador Paulo Freire, como consta no documento.

Cabral pretende implantar creches em tempo integral e horário estendido localizadas próximas às moradias, por meio da abertura de salas em parceria com entidades da sociedade civil e por meio da construção de novas unidades escolares, criar uma rede de bibliotecas públicas instaladas em Centros Comunitários e Escolas públicas para estímulo da leitura e convivência, e assegurar transporte adequado e de qualidade aos estudantes da área rural e estudantes com deficiência.

Em seu plano, há também foco nos servidores da educação. Lúdio promete realizar concurso público para profissionais da educação, garantir o pagamento da RGA, com recomposição inflacionária e ganhos reais progressivos e revisar o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação articulando a carreira, o salário, a jornada, a formação e as demais condições de trabalho, além de fazer consulta aos docentes quanto à organização curricular e aquisição dos materiais pedagógicos a serem utilizados.

Domingos Kennedy

Candidato do MDB, o empresário Domingos Kennedy promete expandir as decisões sobre a educação por meio das consultas públicas, fomentar campanhas de incentivo à leitura e aprimorar o uso da tecnologia em sala de aula, com produção de aulas virtuais e disponibilização e registro de atividades e realização de avaliações.

Dentre as propostas, estão ampliação de atendimentos da equipe multidisciplinar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para atender crianças e adolescentes com deficiência nas unidades da rede municipal de ensino, implantar um projeto para buscar alunos ausentes para zerar a evasão escolar e promover programas de criação de medidas que ajudem a reduzir ações violentas nas escolas.

Leiagora

Foto:Leiagora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *