Estadual

MT: Menos de 10% do público toma a vacina da dengue

Secom-MT

A vacinação contra a dengue em Mato Grosso começou em maio e, até o momento, apenas 9,3% do público-alvo (de 10 a 14 anos) foi imunizado. No estado, mais de 3.500 casos de dengue já foram registrados esse ano no grupo que abrange o público-alvo (10 a 14 anos) da campanha de vacinação. O número representa quase 10% do total de registros, que chega a mais de 40 mil casos. Segundo dados do Ministério da Saúde, na faixa etária alvo da campanha, já foram 1.863 casos diagnosticados em meninos e 1.675 em meninas.

 

Virologista Ana Claudia Trettel explica que embora a faixa etária eleita para a vacinação represente a minoria dos casos em Mato Grosso e no país, ela foi escolhida por representar a parcela com o maior risco de doença grave por segunda infecção, por representar o maior número de hospitalizações, assim como a maior eficácia do imunizante. Outro ponto considerado é a questão da adesão, já meninas e meninos dessa idade precisam procurar o serviço de saúde para fazer outras vacinas, como a HPV e meningite.

Em Mato Grosso, a HPV tem uma das piores coberturas que, até junho, era de menos de 50% na maioria dos municípios.

A virologista lembra que a dengue é uma doença grave e a falta de percepção de risco pode ser outro desafio no aumento da cobertura vacinal. Para ela, é fundamental que os municípios pensem em estratégias para a conscientização e divulgação da campanha, afim de desconstruir fake news.

Casos

No estado, em média, mais de 200 casos da doença foram registrados por dia até a semana passada. Dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam para mais de 40 mil casos da doença nesse ano e o Estado continua com alto risco da doença e tem uma incidência que chega a 1.108 a cada 100 mil habitantes.

A vacina contra dengue é aplicada em 521 municípios do país, em regiões endêmicas. As regiões selecionadas atendem a 3 critérios: possuem pelo menos um município com mais de 100 mil habitantes e alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, principalmente do sorotipo 2. No Estado, são 35 cidades que receberam as doses, entre eles, além de Cuiabá e Várzea Grande, estão também Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Leia mais A Gazeta

Gazeta digital

Foto: Secom-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *