Polícia

Delegado alerta população sobre rifas online: ‘pode estar sendo realizada pelo Comando Vermelho’

O titular da Especializada do Consumidor ainda enfatizou que “influencers” podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes

 

Foto: Leiagora

As rifas online têm se tornado cada vez mais comuns e são uma ‘febre’ nas redes sociais, principalmente nos perfis de influencers digitais. O caso tem chamado a atenção da polícia em todo o país.

Apesar da facilidade de comprar e divulgar, esta modalidade não é permitida no Brasil, sendo considerada uma contravenção penal, que pode resultar em até oito anos de prisão, ou mais, isso porque a prática geralmente está ligada a outros crimes.

Em entrevista ao Leiagora, o delegado titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Rogério Ferreira, explicou que a prática tem se tornado comum entre os ‘influencers’ com desejo de obter lucros. Mas, também alertou a população que a realização dessas rifas pode estar sendo usada por organizações criminosas, como o Comando Vermelho, para lavar dinheiro e praticar outros crimes graves, como, por exemplo, tráfico de drogas e extorsões.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Leiagora – A venda de rifas online tem se tornado cada vez mais comum nas redes sociais, inclusive comercializadas por personalidades famosas e influencers digitais. Explica como funciona essa modalidade. 

Rogério Ferreira – A conduta ilícita da divulgação e comercialização de rifas de veículos e inúmeros outros tipos de prêmios é feita por digitais influencers com milhares ou até mesmo milhões de seguidores. E eles ficam à procura de um meio de ganhar mais dinheiro e crescer seus lucros.

Agora, tem se popularizado essa situação de você realizar rifa, sorteios, fazer divulgação dessas rifas nas suas redes sociais e, muitas vezes, esses números custam apenas alguns centavos e dão direito a concorrer a um prêmio valioso. Normalmente, envolvem celulares, veículos automotores, motocicletas, carros e caminhões. Uma gama enorme de prêmios que vão desde veículos até pequenos objetos, como secadores de cabelo. É uma infinidade de produtos com valores variados e os valores que eles cobram por esses bilhetes são baixos.

Leiagora – As rifas on-line são permitidas por lei? 

Rogério Ferreira – Em regra, a realização de rifas é proibida no Brasil, com exceção da venda de bilhetes por entidades beneficentes, conforme Lei 5.768/1971 e Decreto nº 70.951/1972, que constitui o jogo de azar ou exploração de extração ilegal de loteria.

Então, só podem fazer uso de sorteios no país quem o Governo Federal autorizar, ou seja, o sorteio deve ser autorizado antecipadamente pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

Leiagora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *