Política

Caldeirão Político

“A arte de tirar leite de pedra e a política “

Salve-salve caríssimos leitores e leitoras do “Caldeirão Político”. chegamos a mais um final de semana, vivos, graças a Deus.

Nesse encontro semanal vamos falar de visibilidade. Algum de vocês, em algum momento da vida, já se sentiu invisível? Este colunista sim.

Às vezes é até bom passarmos despercebidos diante de algumas situações ou permanecermos nesse estado para algumas pessoas, dependendo da conveniência do momento.

Porém, não vamos falar de pessoas comuns, como eu e provavelmente você que está fazendo essa leitura. Nosso foco são os políticos, aqueles que este ano, pretendem se candidatar a algum cargo, seja na Câmara de vereadores ou no poder maior, ocupando a cadeira de chefe no Palácio da Cidadania. Esses sim, precisam ser vistos.

É aí que entram em ação os grandes profissionais de marketing, as cabeças pensantes que têm como missão “emplacar o seu produto”, neste caso, o candidato.

Mas devemos lembrar também que o público consumidor deste produto, ou seja, o povo detentor do direito de voto, vem se tornando mais exigente a cada pleito eleitoral.

Temos percebido, ainda neste período de pré-campanha, que tem marqueteiro tentando tirar leite de pedra. Está difícil obter um improvável resultado positivo numa situação bem, bem desfavorável.

Mas não podemos ser injustos ao atribuir essa responsabilidade apenas para o pré-candidato que não deslancha, temos que admitir que esperávamos um pouco mais do marqueteiro que já está faturando alto, faz alguns meses.

Ele já tentou de tudo, programa na TV, outdoor, redes sociais, mas está difícil consolidar o nome. Os resultados das últimas pesquisas não correspondem, nem de longe, com o investimento financeiro feito até agora.

Prova disso foi o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Percent, divulgada nesta terça-feira (25).

Segundo a pesquisa estimulada, Thiago possui 44,5% das intenções de voto no município, seguido por Claudio Ferreira com 16,8% e Paulo José com 10,2%. Na pesquisa espontânea, Thiago continua liderando com 19,7%, seguido por Ferreira com 7,1% e Paulo com 5,1%.

É claro que estamos falando do pré-candidato que ocupa a terceira posição no ranking. É preciso lembrar ele é o terceiro de três? Não né. Tá difícil.

É claro que uma campanha de marketing bem elaborada e executada pode ser de extrema importância para o sucesso de um produto, serviço ou marca. Mas o produto precisa colaborar, ser mais leve, mais aceitável.

Uma campanha de marketing bem planejada aumenta a visibilidade, tornando o pré-candidato mais conhecido pelo público-alvo e ampliando sua presença no mercado.

A pergunta que o Caldeirão faz é a seguinte: o marqueteiro é fraco ou o pré-candidato à sucessão municipal é muito pesado ?

É preciso fazer uma campanha de marketing mais criativa e impactante, que consiga destacar o pré-candidato em meio à concorrência. Caso contrário vai ser uma derrota vexatória.

Não pensem vocês, caríssimos leitores e leitoras, que o Caldeirão Político está torcendo por esse ou aquele. Esse colunista apenas está analisando com outra perspectiva a situação do atual pré-candidato apoiado pelo prefeito. Alguém precisa falar, então que seja esse colunista.

Não espere que 100% dos votos do atual prefeito sejam transferidos para seu indicado.
Prestígio não se transfere, se constrói e conquista.

Além disso, está faltando uma apimentada nesse trabalho de marketing, o povo está cansado da mesmice. Até mesmo a Coca-Cola que se vende por si só, investe milhões numa BOA campanha de marketing.

Nada justifica investir tanto dinheiro sem resultado. Contem boas histórias, elas têm o poder de criar valor e conseguir impactar de alguma maneira. O povo quer (necessita) se comover, chocar, animar, enfim, despertar alguma reação.

O Caldeirão Político se despede, e humildemente, espera ter colaborado de alguma forma para abrir os olhos de quem não quer enxergar.

Salve-salve e até semana que vem.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *