Política

Cleomar Pilar discute soluções inovadoras para transporte, saúde, habitação e tecnologia

Na busca por uma cidade mais justa e eficiente, Cleomar Pilar propõe uma série de soluções inovadoras que prometem transformar a vida urbana. Em entrevista ao ao programa 105 Notícias comandado por Zezé Pereira, na última sexta-feira, Pilar abordou temas cruciais como tarifa zero no transporte público, agilidade na saúde, habitação popular, e o papel da tecnologia na melhoria da qualidade de vida, especialmente para a melhor idade.

Tarifa Zero no Transporte Público

Cleomar Pilar inicia a conversa explicando a importância da tarifa zero no transporte público. “A tarifa zero é uma política pública onde o transporte coletivo é oferecido gratuitamente à população,” explica Pilar. “Os benefícios são diversos: melhora a mobilidade urbana, reduz a desigualdade social, diminui a poluição ao incentivar o uso do transporte coletivo em vez do individual, e pode até impulsionar a economia local ao facilitar o acesso ao comércio e serviços.”

Porém, Pilar também ressalta os desafios dessa implementação. “Os principais desafios incluem o financiamento sustentável do sistema, já que a receita de passagens é eliminada. Alternativas incluem, subsídios governamentais, uso do fundo municipal de trânsito ou parcerias público-privadas.

Agilidade na Saúde

Quando o tema é saúde, Pilar é enfático sobre a necessidade de melhorar a agilidade no atendimento. “Medidas incluem a implementação de sistemas de agendamento online para consultas e exames, ampliação do horário de atendimento, contratação de mais profissionais,” afirma. A tecnologia, segundo ele, é uma aliada essencial nesse processo. “Sistemas eletrônico de agendamento de exames e consultas, aplicativos de saúde e a telemedicina são exemplos de inovação para ajudar a agilizar o atendimento.”

Habitação Popular e Lotes Urbanizados

A questão da habitação popular é outra bandeira importante para Cleomar Pilar. Ele defende os lotes urbanizados como uma solução viável para a questão da moradia. “Lotes urbanizados são terrenos preparados com infraestrutura básica, como água, esgoto, energia e pavimentação. Eles permitem que famílias de baixa renda construam suas casas aos poucos, conforme suas possibilidades financeiras,” explica. Entre as vantagens desse modelo estão o menor custo inicial e a flexibilidade para as famílias personalizarem suas moradias conforme suas necessidades e capacidades. Cleomar lembrou ainda que esse modelo de política publica já existe em Rondonópolis implantada pela administração atual.

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Pilar destaca a importância da tecnologia, inovação e empreendedorismo na transformação das cidades. “Essas áreas têm o poder de melhorar a eficiência dos serviços públicos, promover a sustentabilidade e criar novas oportunidades econômicas,” comenta. Ele menciona iniciativas como incubadoras e aceleradoras de startups, programas governamentais e parcerias com o setor privado que estão ajudando a fomentar o empreendedorismo. “Eventos como hackathons e feiras de inovação também incentivam a criação de novas ideias e soluções.”

Tecnologia para a Melhor Idade

Por fim, Cleomar Pilar aborda o papel da tecnologia na melhoria da qualidade de vida da população idosa. “A tecnologia pode proporcionar mais autonomia e segurança aos idosos. Dispositivos de monitoramento de saúde, como relógios inteligentes, e plataformas de telemedicina facilitam o acompanhamento médico. Além disso, aplicativos de redes sociais ajudam a manter os idosos conectados com suas famílias e amigos,” afirma. Ele cita exemplos como o Apple Watch, assistentes virtuais como a Alexa, e plataformas como a Teladoc, que oferecem consultas médicas online.Além disso, Cleomar Pilar quer a implantação de cursos de informática para a melhor idade, além da implementação de Wi-fi nas áres de lazer.

Este artigo destaca a visão e as propostas de Cleomar Pilar, mostrando que a transformação das cidades passa por ações inovadoras e integradas em diversas áreas cruciais para a qualidade de vida dos cidadãos.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *