Política

Presidente de bairro alerta sobre “Fake News Comunitária”

As Fake News têm assumido proporções cada vez mais específicas, um exemplo disso é o relato do presidente do bairro e professor, George Ribeiro, que vem observando e registrando esse fenômeno moderno, exemplificando o que ocorre em seu próprio bairro, João Antônio Fagundes.

“No início, poderia ser considerada apenas mais uma fofoca maliciosa entre os moradores, mas algumas informações cresceram tanto que deixaram uma moradora em particular, desesperada, chegando ao ponto de ela pensar que teria que pagar uma taxa de R$7.000,00 pela escritura de sua casa, entregue gratuitamente pela prefeitura”, relatou o presidente.

George identificou a confusão em um grupo de WhatsApp com mais de 400 membros e agiu prontamente para contê-la. “Tive que contatar a secretária de Habitação durante o fim de semana para que ela enviasse um áudio ao grupo do bairro, esclarecendo a situação”, destacou o presidente, acrescentando que isso não é algo incomum na comunidade e que, quando essas mentiras se espalham, é muito difícil controlá-las.

“O ideal é que as pessoas ajam com maturidade e responsabilidade em relação às informações, porque, até serem desmentidas, podem causar grande confusão. Perdemos tempo tendo que lidar com informações falsas. Penso até que isso deveria ser abordado nas escolas, para que as crianças não se tornem adultos com esse tipo de comportamento”, concluiu.

 

Aqueles que espalham Fake News e são identificados podem enfrentar consequências legais. As acusações podem variar de crimes contra a honra, como difamação e calúnia, a outros delitos, dependendo do contexto da desinformação disseminada.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *