Nesta quarta-feira (24), o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar por 2×1, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, pela terceira rodada da Libertadores da América. A partida foi disputada em uma altitude de 3.600m acima do nível do mar, o que dificultou a vida do clube carioca. Com esta derrota, o Rubro-Negro perdeu a invencibilidade em 2024 e viu os bolivianos dispararem na liderança do Grupo E.

O Flamengo sofreu o primeiro gol logo no início da partida, mas conseguiu uma reação imediata com Viña, empatando o jogo. O clube da Gávea aguentou a pressão dos bolivianos nos 45 minutos iniciais, porém os efeitos da altitude colaboraram para o time sofrer o segundo gol na etapa final. Essa foi a primeira derrota do clube em 2024 e, também, o primeiro jogo em que sofreu foi vazado duas vezes.

A lista de desfalques do Rubro-Negro chamou atenção. Foram oito no total, sendo sete titulares. Allan, Léo Pereira e Cebolinha não atuaram por questões médicas, enquanto Varela, Ayrton Lucas, Pulgar, Arrascaeta e Pedro foram poupados por Tite. Os atletas vinham de uma sequência intensa e existia a preocupação com o clássico contra o Botafogo, no próximo domingo (27), pelo Brasileirão.

O 2024 DO FLAMENGO ATÉ AQUI

O Flamengo atuou 21 vezes em 2024, contando apenas jogos oficiais. Foram 14 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, justamente esta para o Bolívar, na Libertadores. O clube carioca balançou as redes 37 vezes e sofreu apenas seis gols.

Além dos jogos oficiais, foram disputados dois amistosos de pré-temporada, nos Estados Unidos. Vitória de 2×0 contra o Philadelphia Union e empate por 1×1 contra o Orlando City.

O único título disponível até o momento foi conquistado. O Rubro-negro venceu o Campeonato Carioca de forma invicta, com 11 vitórias e apenas quatro empates. Faz bom início no Brasileirão, assumindo a segunda posição, com sete pontos, mesmo número do líder RB Bragantino. Por ter um gol a mais, o clube paulista lidera o campeonato até o momento.

Na Libertadores vem decepcionando um pouco seu torcedor, somando uma vitória, um empate e uma derrota. Pode perder a segunda colocação nesta rodada, a depender do resultado de Palestino e Millonarios, que jogam nesta quinta (25). Porém, no geral, é um balanço positivo do time de Tite.

iG Esporte

Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images