Política

CALDEIRÃO POLÍTICO

Os maquiadores de números tentam confundir a cabeça do eleitorado em Rondonópolis

Salve-salve seleto público do Caldeirão Político. Chegamos a mais um fim de semana, vivos, graças a Deus.

Hoje vamos iniciar nossa conversa falando sobre as ciências exatas. Afinal, os números não mentem.

Por outro lado, tem sempre um e outro que adora maquiar esses números e manipular os resultados na tentativa de transformar o eleitorado em uma grande massa de manobra.

Essa prática se torna mais comum em períodos de pré-campanha e de campanha eleitoral, quando os “iluminados”, que gostam de aplicar uma mentirinha aqui e outra ali, se sentem no paraíso com os dados apresentados diante de pesquisas encomendadas por A ou B, que nem sempre agrada todos os lados.

É neste momento que entram em ação os maquiadores de plantão e o show da manipulação de dados tem início.

Já entramos no período em que toda pesquisa de intenção de votos com vistas às Eleições Municipais de 6 de outubro, seja ela qualitativa ou quantitativa, só pode ser divulgada depois de registrada junto à Justiça Eleitoral.

Pois bem, os institutos de pesquisa, diga-se de passagem devem estar com o sorriso de orelha a orelha com o atual faturamento das empresas- haja pesquisa- estão cumprindo com as regras. Mas, como tantos gostam de afirmar; nenhuma pesquisa é 100% confiável.

Partindo deste princípio é que, nos últimos dias temos observado que determinados pré-candidatos à sucessão municipal em Rondonópolis têm dado saltos estratosféricos. Acredite o eleitorado ou não, a matemática é exata; um mais um, sempre terá como resultado o número 2. Ah não ser que esse cálculo seja feito por um grupo de pessoas com interesses voltados a eleger determinado candidato.

A leitura que o Caldeirão faz neste momento nem é quem está à frente de quem, mas sim, quem mente mais com os números.

Alguém dentre nosso seleto público de leitores e leitoras se lembra do “Mister M – o Paladino Mascarado,”? Um quadro no qual o Príncipe dos Sortilégios desvendava truques de mágica e que fazia parte do “Fantástico”, programa levado ao ar nas noites de domingo, pela Rede Globo, no final da década de 90.?

Pois é, estamos quase invocando a presença dele para desvendar os mistérios que envolvem os números nesse período pré-eleitoral em Rondonópolis.

Mas pensando bem, o Caldeirão vai deixar o Mister M quietinho lá no canto dele, e aguardar, além dos novos números de pesquisas, o resultado final das urnas. Porque esse não mente.

E para os mentirosos de plantão. Ops, manipuladores de resultados, o Caldeirão deixa um recado: “Deixem de tentar ludibriar o povo. Parem de se preocupar com números mentirosos e comecem a apresentar propostas de melhorias de vida para nossa população. O povo anda cansado de ser feito de besta.

Se você não tem o que fazer, vai cuidar de um jardim, ou visitar uma Universidade Estadual, ou quem sabe verificar se está faltando água na cidade, ou se o esgoto está sendo 100% coletado.

Façam alguma coisa de útil na vida pública, mas parem de usar o povo como massa de manobra.

Salve-salve, a gente volta a se falar semana que vem com mais uma edição do CALDEIRÃO POLÍTICO!

Da redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *