Quando falamos de Volkswagen Golf , evocamos uma tradição que completou 50 anos neste fim de semana . Este modelo não é apenas o carro mais popular na Europa após o Fusca, mas também um ícone automotivo. Em 29 de março de 1974, em Wolfsburg, na Alemanha, nascia o primeiro Volkswagen Golf, projetado para ser um veículo versátil, compacto e eficiente, além de suceder o Fusca.

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk1 1974 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf da primeira geração, conhecido como Mk1 , é reverenciado por ser um veículo simples, versátil, e confiável. Lançado em 1974, o Golf I apresentava um design icônico criado por Giorgetto Giugiaro . O modelo introduziu uma série de características consideradas luxuosas na época, como suspensão independente nas quatro rodas e transmissão de cinco marchas.

Equipado com motores de 1.1 litro (50 cv) e 1.5 litro (70 cv), o Golf logo conquistou o mercado. Em apenas dois anos, o hatchback atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas. No mesmo ano de 1976, a Volkswagen lançou o modelo esportivo GTI de 110 cv. Antes do final da década, em 1979, a montadora introduziu o Golf Cabriolet, que permaneceu como o conversível mais vendido do mundo por muito tempo.

Volkswagen Golf 1983 Mk2 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf 1983 Mk2 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf 1983 Mk2 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf GTI Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf GTI Divulgação/Volkswagen

VW GOLF II

Em setembro de 1983, surgiu a segunda geração do Golf , o Mk2 , que representou uma evolução do modelo original. Construído sobre a mesma plataforma de seu antecessor, o Golf Mk2 apresentava um design mais aerodinâmico e moderno, com linhas suaves e arredondadas. Esta geração trouxe diversas melhorias em termos de conforto, segurança e desempenho. Internamente, a nova geração  oferecia mais espaço devido ao entre-eixos maior e um acabamento de maior qualidade.

O Golf Mk2 também foi pioneiro na introdução de tecnologias de segurança avançadas para a época, como freios ABS e airbags opcionais, e até mesmo tração integral. O motor da versão GTI oferecia um powertrain de 1,8 litros de 139 cv no mercado europeu e 129 cv no mercado norte-americano.

Volkswagen Golf 1991 Mk3 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf 1991 Mk3 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf 1991 Mk3 GTI VR6 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf 1991 Mk3 GTI Divulgação/Volkswagen

VW GOLF III

A terceira geração teve início de produção em agosto de 1991 na Europa e é importante para os brasileiros, pois marcou o início da chegada ao Brasil através da importação do México em abril de 1993, com a versão GTI equipada com motor 2.0 litros de 114 cv. O modelo chegou com um design mais arredondado e maior, oferecendo mais espaço para os ocupantes.

Essa geração do Golf introduziu grandes inovações em segurança, como airbags frontais em 1992, seguidos pelos airbags laterais quatro anos depois, em 1996. Além disso, a carroceria passou por aprimoramentos que aumentaram a segurança do modelo. Em 1995, o Brasil recebeu a versão GTI VR6 , equipada com um motor 2.8 V6 de 174 cv e 24 kgfm de torque. O Golf da terceira geração também foi equipado com controle de cruzeiro.

Volkswagen Golf Mk7 1997 - 2003 Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Golf Mk7 1997 - 2003 Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Golf Mk7 1997 - 2003 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk7 GTI 1997 - 2003 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk7 1997 - 2003 Divulgação/Volkswagen

VW GOLF IV

Em novembro de 1997, a Volkswagen lançou a quarta geração do Golf com novas linhas, graças à direção de Hartmut Warkus, chefe de Design do Grupo Volkswagen . No Brasil, o modelo chegou apenas em novembro de 1998, oferecendo três versões importadas da Alemanha: com motor 1.6 litros de 101 cv, 2.0 litros de 116 cv e a versão GTI com motor 1.8 litros turbo de 150 cv. No mesmo ano, o modelo recebeu controle de estabilidade e tração integral 4Motion.

Em julho de 1999, o Golf começou a ser produzido no Brasil, mantendo as mesmas versões, porém com uma altura do solo aumentada em 20 mm. Em 2002, a versão GTI passou a oferecer um motor 1.8 turbo de 180 cv com câmbio automático de cinco velocidades Tiptronic. No ano seguinte, em 2003, o Golf foi o primeiro modelo da Volkswagen a receber uma transmissão direta de dupla embreagem (DSG), oferecida somente na versão R32.

Volkswagen Golf Mk5 2003 - 2008Divulgação/Volkswagen Volkswagen Golf Mk5 2003 – 2008

VW GOLF V 

A quinta geração do Golf não chegou ao Brasil devido à falta de recursos financeiros da montadora no país. No entanto, o modelo continuou sendo muito popular na Europa e no mercado norte-americano após seu lançamento em 2003. O Golf recebeu uma carroceria soldada a laser, aumentando em 35% a rigidez torcional, além de oito airbags e o primeiro câmbio DSG de sete velocidades da VW.

Volkswagen Golf Mk6 2008 - 2012Divulgação/Volkswagen Volkswagen Golf Mk6 2008 – 2012

VW GOLF VI

Também ausente no mercado brasileiro, a sexta geração do Golf, lançada em 2008, destacou-se pela prioridade dada à segurança, com melhorias na estrutura da carroceria. Foram introduzidos recursos como o Park Assist, que estaciona o veículo sem a necessidade de intervenção do motorista no volante, e o Light Assist, um avançado sistema de controle de faróis. As diversas inovações tecnológicas implementadas no Golf contribuíram para que o modelo fosse premiado como Carro Mundial do Ano de 2009.

Volkswagen Golf Mk7 2012 - 2019 Luiz Forelli Santana/iG
Volkswagen Golf Mk7 2012 - 2019 Luiz Forelli Santana/iG

Volkswagen Golf Mk7 2012 - 2019 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk7 2012 - 2019 Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Golf Mk7 2012 - 2019 Divulgação/Volkswagen

VW GOLF VII

O conhecido Volkswagen Golf Mk7 foi lançado em 2012 sobre a plataforma MQB , que oferecia maior segurança e diversas inovações tecnológicas. Em outubro de 2013, o modelo chegou ao Brasil, importado da Alemanha. Além disso, o Golf ficou mais leve, perdendo até 100 kg, o que resultou em maior eficiência energética. No mercado brasileiro, foram oferecidas versões com o conhecido motor 1.4 TSI de 140 cv e o GTI de 220 cv. Em 2014, a VW introduziu na Europa o modelo elétrico, o e-Golf. 

Já no Brasil, a fabricação do hatch teve início na planta de São José dos Pinhais em fevereiro de 2016. A versão Comfortline passou a ser equipada com um motor 1.6 aspirado de 110/120 cv (G/E), substituindo o câmbio DSG por um tiptronic de seis velocidades e alterando a suspensão multilink traseira para um eixo de torção. Em 2019, as versões Comfortline e Highline foram descontinuadas, restando apenas o GTI. Posteriormente, a produção nacional foi encerrada, com a chegada de 99 unidades da versão híbrida GTE da Alemanha. No final do mesmo ano, a Volkswagen anunciou o fim da importação do Golf para o Brasil, e em 2020, o hatch finaliza sua vida no país após 27 anos. Essa geração tornou-se a mais vendida do Golf, com 6,3 milhões de unidades produzidas até 2019.

Com faróis menores, visual do Golf fica mais próximo dos demais modelos da marca Divulgação
Além de atualizações visuais, versão GTI exibe novas rodas Divulgação

Volkswagen promete recargas mais velozes para as versões híbridas plug-in do Golf Divulgação

Pela primeira vez, logotipo da marca contará com contornos iluminados Divulgação

Interior do Golf fica mais moderno com nova multimídia Divulgação

Interior ganhou novo quadro de instrumentos, central multimídia maior e novo volante Reprodução/Auto Home

VW GOLF VIII

Essa geração atual do Golf que não está mais entre nós, está disponível apenas na Europa e Estados Unidos. Esta geração oferece uma vasta gama de opções, incluindo modelos híbridos-leves com motor 1.5 TSI de 150 cv, a variante híbrida plug-in equipada com motor 1.5 turbo de 245 cv, e o GTI com um motor 2.0 turbo de 265 cv. O design do novo Golf apresenta linhas modernas, enquanto o interior é destacado por grandes telas, um novo volante da Volkswagen e um câmbio no estilo joystick.

Em uma entrevista concedida ao jornalista João Anacleto , do canal A Roda , o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom , disse que a marca está considerando o retorno do Golf, na atual geração, ao mercado brasileiro. No entanto, ainda não há uma data para esse possível retorno.

Se o Golf retornar, é provável que seja na versão GTI ou R, visando competir com modelos como o Toyota GR Corolla e o  Honda Civic Type R.

iG Carros