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Dono de Uno premiado funda clube e compartilha paixão

Paixão pelo Fiat Uno virou um hobby do fundador do “Clube do Uno” de Cuiabá, Fernando Souza, 33. Considerado o carro mais barato do Brasil, o Fiat Uno chegou a enfrentar “preconceito” por parte de alguns consumidores, mas “deu a volta por cima” e se tornou um dos carros mais longevos do mercado brasileiro. Sua fama de ‘”indestrutível” gera memes na internet e garante elogios em toda a parte.

No começo deste mês, um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar um “corajoso” Uno atravessando uma rua alagada de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte). Era tanta água, que o automóvel estava quase submerso.

Com apenas 3 anos de criação, o Clube do Uno possui 12 membros e objetivo é reunir admiradores do Fiat Uno para a discussão e troca de informações sobre o carro.

“Inicialmente, o clube era para fazer pequenas manutenções e troca de peças. Posteriormente, o grupo começou a participar dos encontros de carros na cidade e convidar mais membros para fazer parte”, comentou o idealizador.

Em 2021, a Fiat anunciou o fim da linha Uno. Com a aposentadoria, além de saudades, o carro deixa um legado de inovações e resistência.

Em 2014, o professor de Educação Física em Cuiabá começou sua relação com o carro. Na época, ele procurava um veículo econômico e de baixa manutenção.

“Acabei escolhendo o Uno pela sua fama de ser um carro econômico e resistente. Eu possuo uma réplica do Uno Turbo de 1994. Modelo que o piloto Rubens Barrichello foi garoto de propaganda em seu lançamento”, contou.

Em Cuiabá, o professor participa de encontros de carros antigos e também já ganhou premiação de carro destaque, em 2020. O evento reuniu 150 automóveis e Fernando levou o segundo lugar com seu Uno.

Fernando contou ao GD que o automóvel passou por várias mudanças. A estrutura original é do modelo Mille Fire 2003 e, ao longo dos anos, foi incrementando com peças raras do modelo Uno Turbo, como bancos esportivos e acessórios internos.

“Essa transformação foi muito difícil, pois deste modelo, infelizmente, existem pouquíssimas unidades no Brasil. Foram lançados apenas 1.801 unidades e até onde se sabe são apenas 400 em pleno funcionamento”, disse.

No Brasil, o Uno foi lançado oficialmente em agosto de 1984. Porém, antes mesmo dele nascer, já enfrentou problemas: era um carro barato demais para receber a sofisticada marca Lancia, mas também caro demais para compor a linha de populares da Fiat. Por isso, os técnicos italianos tiveram um grande trabalho em fazer do pequeno Fiat, que até então não tinha nome, um automóvel realmente popular e barato.

Para Fernando, a compra do carro inicialmente seria para ajudar na locomoção diária. Porém, aos poucos, o veículo conquistou o coração do professor e tornou a sua paixão.

“É um hobby que me traz muita paz, ter um carro para cuidar e zelar. É uma paixão que me trouxe muitas amizades boas no setor automotivo. O fato de ter um modelo amado por todos os brasileiros aguça ainda mais essa paixão”, finalizou.

Por que o nome Uno?

Quando o projeto do carro saiu da Lancia e foi para a Fiat, ele recebeu a sigla “Tipo 146”. Mas para simplificar na identificação na fase de desenvolvimento, os técnicos usavam o primeiro número, que era um ou Uno em italiano. Desde então, o carro foi apelidado por Uno, que no final passou a ser oficialmente o nome mundial com o modelo finalizado.

Veja o vídeo:

 

Gazeta Digital

Foto:Reprodução

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