Variedades

Projeto ensina artesanato para moradores de comunidade rural de São José dos Lopes, MG

Enriquecer e valorizar a produção artesanal. Estes são os objetivos do projeto de extensão “Design e Artesanato”: conectando processos criativos. Idealizado pela professora dos cursos de Tecnologia em Design de Interior e Design de Moda, Raquel Salgado, a ação transmite o conhecimento para a Associação Linhas de Minas, na comunidade de São José dos Lopes, em Lima Duarte, em Minas Gerais.

De acordo com a professora, o projeto busca articular o conhecimento teórico, dos estudantes do Centro de Ensino Superior (CES), com as necessidades da comunidade, que responde com o conhecimento tácito e experiências práticas. Conforme ela, as atividades se desenvolvem em encontros semanais e visitas mensais à comunidade.

“Os alunos desenvolvem nas aulas teóricas com noções de planejamento de coleção, escala cromática, fichas técnicas, precificação e tendências atuais do mercado. Elas são compartilhadas na cooperativa em encontros mensais. Nesses encontros os artesãos dividem com os alunos as técnicas de trabalho”, explicou.

 
Professora Raquel Salgado apresenta novidades para a Associação Linhas de Minas — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF

Professora Raquel Salgado apresenta novidades para a Associação Linhas de Minas — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF

A estudante de Design de Interiores, Nathalie Guimarães, faz parte da ação. Ao G1 ela contou que surgiu naturalmente o interesse pelo projeto de extensão. “Mescla duas das minhas paixões: design e artesanato, e a conexão entre eles, unindo conhecimento tácito e acadêmico, prática e planejamento”, diz.

Para ela, é visível como os integrantes da associação gostam do que fazem e inspira e resgata o lado afetivo dela com o artesanato.

“Acredito que esse encontro da academia com a comunidade gerará ótimos resultados, tanto para os estudantes quanto para os artesãos. Ambos os lados irão se enriquecer com o conhecimento transmitido pelo outro e irão surgir novas experiências e novas formas de pensar, planejar e produzir, num trabalho conjunto”, finaliza.

Comunidade

Atualmente, a Associação Linha Minas atende cerca de 20 moradores. A coordenadora, Letícia Nogueira Fonseca, contou que desde o primeiro encontro com as alunas da faculdade, a comunidade se deu bem.

Próximas etapas

O projeto de extensão segue até o final de novembro. No segundo semestre de 2019 será realizado uma linha de produtos divididos em duas coleções:

  1. Objetos de Design para casa: utilitários e decoração;
  2. Coleção de moda: roupa e acessórios.

Ao G1, Raquel Salgado informou que este desenvolvimento será feito em conjunto de designer e artesãos, trabalhando o projeto, desenho, fichas técnicas e parte prática.

Após a finalização da ação, as peças serão expostas, respectivamente, na Mostra Design de Interiores e Desfile Sonhos e Devaneios.

 
Bordados, cestos, pufes e outros itens já produzidos pela associação antes do projeto — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF

Bordados, cestos, pufes e outros itens já produzidos pela associação antes do projeto — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *