Autos e Motores

Renault trás novo Kangoo ao Brasil

Diretor de fábrica na Argentina informou que trabalho para produzir veículos destinados ao Brasil já começou

Renault Kangoo 2019 prata de frente em movimento
Modelo argentino é baseado no Dacia DokkerFoto: Renault/Divulgação

A chegada da nova geração do Renault Kangoo bem que poderia ser tema de novela. Há anos, o fabricante estuda importar o utilitário da Argentina para o Brasil: em janeiro de 2022, inclusive, a diretora comercial da empresa, Valentina Solari, chegou a confirmar a vinda do modelo, durante um evento no país vizinho. Nesta semana, ocorreu uma nova ratificação: será que, agora, ele realmente virá?

Dessa vez, quem confirmou a importação do Kangoo foi Diego Paolini, diretor industrial da fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina. Segundo ele, a unidade industrial já está trabalhando nas modificações necessárias para que o utilitário seja comercializado no Brasil.

Embora o executivo não tenha mencionado datas nem entrado em qualquer tipo de detalhe, tal declaração indica que a chegada está próxima. Como o próximo lançamento da Renault no Brasil será o dSUV Kardian, marcado para o fim deste mês, o do Kangoo deve ficar para o início de 2024.

Painel do Renault Kangoo 2019
Painel tem muitos componentes compartilhados com as gamas Sandero e LoganFoto: Renault/Divulgação

Paolini antecipou essas informações durante um evento em celebração aos 25 anos de produção do Kangoo na fábrica da Renault em Córdoba. A publicação em primeira mão coube ao Motor1 Argentina. Neste ponto, cabe esclarecer que a primeira geração do modelo chegou a ser vendida no Brasil, mas deixou o país e, 2018, justamente quando foi substituída pela segunda e atual linhagem.

É verdade que a Renault até vende uma versão elétrica do Kangoo no Brasil, a E-Tech, importada da França, mas ela tem projeto totalmente distinto. Isso, porque o homônimo fabricado na Argentina, além da propulsão a combustão, é baseado no Dacia Dokker, que, por sua vez, é um produto de origem romena, cuja concepção é bem mais simples.

Renault Kangoo ocuparia nicho esquecido pelas montadoras

Renault Kangoo 2019 prata de traseira em movimento

Portas de correr nas laterais e duplas na traseira evidenciam concepção utilitária do modeloFoto: Renault/Divulgação

Desde a primeira geração, o Renault Kangoo é um representante do segmento das multivans. Tais veículos têm proposta multiuso: podem transportar tanto passageiros quanto carga e, inclusive, costumam oferecer versões específicas para esses dois tipos de utilização.

Porém, esse segmento anda adormecido no Brasil. Outros modelos com proposta semelhante, o Fiat Doblò e o Peugeot Partner, saíram de linha sem perspectiva imediata de retorno. Assim, o Renault Kangoo seria uma alternativa aos consumidores desses veículos, que ficaram sem opções. Ao mesmo tempo, não enfrentaria concorrentes diretos, o que é atraente para o fabricante.

Na Argentina, a Renault comercializa o Kangoo em versões tanto para carga quanto para passageiros: há ainda uma opção que mescla ambas as propostas e até a aventureira Stepway. Mas, até o momento, não há informações sobre como será a gama do modelo no Brasil. O certo é que o modelo terá motor 1.6 de aspiração natural e câmbio manual de cinco marchas.

Vrum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *