Geral

Eleição do Conselho Tutelar | Número de eleitores mais que dobra e lista oficial dos eleitos é divulgada

A eleição direta foi realizada no domingo (01) em nove escolas e na Secretaria Municipal de Educação.

Imagem: urna

A eleição direta para eleger os conselheiros tutelares, em Rondonópolis-MT, contou com o dobro da participação da população em comparação com a eleição passada. A informação foi repassada durante uma coletiva com a imprensa na manhã desta terça-feira (3), com a Promotoria, Assistência Social e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CDMA) para falar sobre o resultado das eleições para os novos conselheiros tutelares.

A lista oficial dos conselheiros tutelares eleitos para atuarem nos conselhos do Centro e da Vila Operária pelos próximos quatro anos foi divulgada na tarde desta segunda-feira (02) pelo CDMA, com publicação dos classificados por quantidade de votos no Diorondon.

A eleição direta foi realizada no domingo (01) em nove escolas e na Secretaria Municipal de Educação.

A presidente da Comissão Eleitoral, Fernanda Moreto, explica que 7.404 pessoas votaram.

“A gente fica feliz com isso. A população realmente participando do processo. No processo anterior tivemos 3.200 pessoas votando e nesse agora mais de 7 mil votantes. A gente fica bem feliz porque houve mais que o dobro de pessoas participando” explica a presidente.

Os candidatos eleitos para o Conselho Tutelar do Centro foram, segundo a quantidade de votos apurados: Isabela Caroline dos Santos Piana (766), Marly dos Reis (682), Alana Beatriz do Espírito Santo (655), Cláudia Ribeiro de Souza Oliveira (646) e Marcos Willian Lopes Sebastião (457).

Para o Conselho da Vila Operária, foram eleitos os seguintes candidatos: Dheysiel de Souza Barbosa (328), Ana Paula Jorge (277), Maria Conceição Honório Souza (199), Salomão Batista Fonseca (190) e Lady Anne Maciel Albertone (136).

“Os 28 candidatos serão habilitados para efetivação de titulares e suplentes do Conselho. Então os 28 que concorreram ao pleito eleitoral serão qualificados para o processo titular e os outros para cadastro reserva que tem 4 anos para a gente fazer essas trocas quando houver a necessidade. Então agora na próxima etapa, a gente qualifica, o Ministério Público já soltou que é a nível estadual a formação. São 17 encontros e a gente também está trazendo pessoas especificas para fazer a formação dessas 28 pessoas e a posse dos conselheiros em janeiro” ressalta a Secretária de Assistência Social, Fabiana Perez.

O papel do conselheiro tutelar é garantir que todos os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados. O trabalho é remunerado e a eleição acontece a cada quatro anos.

Nesta eleição, os eleitores foram às urnas escolher entre os 28 candidatos. Também foram registrados 47 votos nulos e quatro votos em branco.

O processo eleitoral realizado pelo CDMA foi acompanhado pela Promotoria de Justiça do Estado de Mato Grosso, pela Câmara Municipal, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondonópolis e pela Secretaria de Promoção e Assistência Social do município.

A eleição também contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral que garantiu que o pleito fosse realizado com uso de urnas digitais, com totalização parcial dos votos em boletins de urnas de cada seção.

Os boletins foram divulgados no Diorondon nº 5.544 de 02 de outubro de 2023 com as devidas parciais por urna, posteriormente apuradas e somadas.

Confira a lista com todos os candidatos e os votos de cada um por urna e totalizados:
http://www.rondonopolis.mt.gov…

AgoraMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *