Geral

Mesmo sob Bandeira Verde, conta de energia assusta mato-grossenses com aumentos de até 30%

A Energisa afirmou que não se trata de acréscimo nas bandeiras tarifárias, e sim de aumento no consumo.

Mato Grosso permanece em bandeira verde.

A conta de energia começou a chegar esta semana e os números estão assustando os mato-grossenses. Muitos consumidores se perguntam o que está acontecendo, uma vez que Mato Grosso continua sob a chamada Bandeira Verde – sem aumento tarifário – em setembro, mas as contas estão até 30% mais caras que no mês de agosto.

Ao RepórterMT, a Energisa esclareceu que não se trata de acréscimo das bandeiras tarifárias, já que ela continua verde, ou seja, sem valor adicional na conta. O que está acontecendo é um aumento do consumo.

Para tirar a prova, basta consultar sua fatura. Abaixo do valor cobrado, estão os quilowatt-hora (kWh) consumidos no mês, assim como o valor gasto nos últimos meses, bem como impostos e demais taxas. Assim, o consumidor pode ter um comparativo. 

No geral, a variação de consumo ocorre devido ao calor que Mato Grosso vem enfrentando. Em períodos de temperaturas amenas, um ar-condicionado, por exemplo, faz uma “força” para diminuir de 30 graus para 23 graus. Se a temperatura ambiente for superior, como os recorrentes picos de 40 graus registrados na Capital, o equipamento terá que trabalhar com uma “força maior” para diminuir de 40 graus para 23 graus. O mesmo ocorre com outros eletrodomésticos, como geladeira, freezer, chuveiro elétrico, ou qualquer outro equipamento que afeta na refrigeração de casa.

Assim, mesmo que o consumidor esteja utilizando o mesmo equipamento, pelo mesmo período de tempo, o consumo ainda será maior. 

Nesse sentido, o recomendável é que o consumidor fique alerta e adote o consumo consciente para evitar um impacto forte na conta do fim do mês. Evitar muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, aparelhos na tomada em standby, desligar o chuveiro elétrico ou até diminuir o consumo em uma ou duas horas, podem ser medidas para ajudar na economia de energia. 

Previsões apontam uma forte e intensa onda de calor para todo o mês, o que também impactará no consumo, já que as redes continuarão a operar em alto consumo. Com isso, será necessária ainda mais força para que equipamentos como ar-condicionado e geladeira funcionem na capacidade habitual. 

Confira algumas dicas da Energisa para um consumo consciente:

Ar-condicionado
– O aparelho deve ser pensando de acordo com o tamanho do ambiente em que será utilizado. Quanto maior o lugar, mais potente precisa ser;
– Se o equipamento for antigo é importante programar a substituição por um novo, com maior eficiência;
– Ao utilizar, garanta que as janelas e portas do ambiente estejam fechadas;• Use na temperatura entre 23°C e 24°C. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o;
– Limpe os filtros a cada quinze dias. E faça uma higienização completa com profissional especializado entre seis meses e um ano, a depender da intensidade da utilização. A sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.

Geladeira e freezers
– Instale longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol;
– Procure reduzir as vezes em que são abertos, assim a conservação da temperatura interna será mantida com menor uso do compressor;
-Evite guardar alimentos quentes;
– Não use a parte de trás para secar roupas ou sapatos. Isso reduz a eficiência do equipamento;
– Não desligue o equipamento à noite para ligá-lo na manhã seguinte;
– Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.

RepórterMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *