Geral

Mato Grosso terá onda de calor “excepcional” e temperaturas podem chegar a 45ºC

Para esta semana, a previsão do tempo não é animadora para Mato Grosso…

Para esta semana, a previsão do tempo não é animadora para Mato Grosso. Isso porque está previsto um “episódio excepcional de calor” que irá atingir principalmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que terão temperaturas que podem chegar a 45ºC. Os dados são da MetSul Meteorologia.
 
Uma massa de ar quente irá cobrir o estado a partir de quarta-feira (20) e maioria das cidades deve registrar mais de 40ºC. As cidades mais afetadas em Mato grosso pela “bolha” de calor serão Cuiabá, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento.
 
Mato Grosso já possui a maior temperatura registrada no Brasil, em novembro de 2020, no município de Nova Maringá (400 km a médio-norte de Cuiabá), quando os termômetros marcaram 44,8ºC.
 
O calor intenso irá ocorrer por causa de um fenômeno chamado de “bolha de calor” que ocorre em áreas de alta pressão. Essa cúpula de calor ocorre quando as massas de ar quente ficam presas e não conseguem sair por causa da alta pressão, fazendo uma espécie de domo onde o calor fica preso.
 
Por causa das altas temperaturas, os níveis são “muito perigosos à saúde e a vida”. Existem risco de insolação e desidratação e a recomendação é beber muita água, limitar a exposição ao sol e evitar esforços no período mais intenso de calor.
 
Entre os sinais de alerta estão fadiga, tonturas, náusea, vômitos, dor de cabeça, desmaios, alteração do estado mental, dificuldade para respirar e até perda de consciência. Caso a pessoa apresente alguns desses sintomas é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível.
 
J1
Foto: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *