Geral

MEI: Tem direito a desconto na compra de carro zero e empréstimos sem juros.

O Microempreendedor Individual, (MEI), tem direito a descontos especiais na compra de veículos zero km, que vai de 2,5% até 30%, dependendo do modelo. O microempresário poderá fazer a negociação diretamente com a montadora. Também poderá contratar empréstimo de até 20 mil reais com taxa de juro zero, junto a estabelecimentos bancários.

Será possível ter um desconto de 30% na compra de um carro zero quilômetros aos que são MEI, consegue o desconto através do abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

As montadoras Chevrolet, Fiat, Renault e Volkswagen já atuam com essa espécie de venda direta ao consumidor.

O microempresário vai precisar apresentar o seu CNPJ no ato, antes de efetivar a compra. Há percentuais destinados para desconto nesse teor (que podem variar em 2,5% a 30%).O veículo que for adquirido por esse meio, só poderá ser transferido após um ano da compra do veículo, caso seja feita a vendas antes desse prazo, o microempresário vai ter que recolher os tributos que foram descontados, essa é uma regra do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ).

O desconto só vale para compras de carros zero quilômetros, além disso, o prazo para a entrega será um pouco maior.

Existe uma modalidade de crédito através do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) São financiamentos sem nenhuma taxa de juros, que tem como objetivo alavancar o empreendimento Os valores vão de R$ 1.000 a R$ 20 mil reais, sendo pagos em 36 vezes,.com carência para iniciar o pagamento das parcelas.

O empréstimo é destinado aquisição de máquinas e equipamentos, para automóveis, ciclomotores, veículos utilitários, motocicletas, ferramentas e investimentos no capital de giro.

Para realizar a contratação do Programa Zero é preciso que o Micro Empreendedor individual MEI entre no site do Sebrae e faça cadastro. Depois é preciso ir a uma unidade do orgão, levando o Certificado de conclusão do Programa Super MEI, Certificado da condição de MEI, cópias do Cartão CNPJ e a última declaração anual (DANS SIMEI), documentos pessoais (cópias autenticadas do RG e CPF) e comprovante de residência atualizado. Consulte antes se este serviço está disponível no seu estado.

Jornal Contábil/com redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *