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Estratégia: Investimento em marketing faz a diferença em tempos de pandemia (parte 4)

Como divulgar sua empresa além das redes sociais

Existem multicanais que podem ser usados para a divulgação da sua marca, porém todos devem estar alinhados e convergindo numa mesma estratégia

Empresas que sentiram mais de perto os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 já perceberam que continuar investindo em marketing pode ser o caminho mais acertado. 

Isso porque, mesmo que alguns negócios estejam de portas fechadas, eles não podem cair no ostracismo. Afinal de contas, quando a pandemia começar a ser controlada e as coisas voltarem à (quase) normalidade, será preciso ser lembrado pelo seu consumidor. 

Portanto, as redes sociais se configuram como uma mídia de grande alcance e mais barata que as convencionais. Entretanto, o empresário não pode apostar suas fichas apenas nelas.

Existem muitos canais no marketing tradicional e no digital que podem ser explorados para atingir o público-alvo do empreendedor. Sendo as mídias físicas (televisão, rádio e jornal) e as mídias digitais (sites, vídeos, post patrocinado, e-mail marketing e muito mais) um caminho para estar presente. 

Entretanto, para que a publicidade surta efeitos, não se pode atirar para qualquer lado, ou seja, é preciso planejar, executar e medir todas as ações de marketing de forma alinhada, buscando atingir os mesmos objetivos. 

Afinal de contas, em tempos de pandemia (e depois dela), vão se sobressair as marcas que entenderam e se relacionaram melhor com o seu público, que aliás, vem mudando com as transformações digitais. 

Com a pandemia, as pessoas estão ficando mais tempo conectadas na internet. Seja para estudar, trabalhar, se divertir ou conversar com os parentes e amigos distantes. Uma pesquisa da Ioasys, por exemplo, mostrou que os brasileiros estão usando o isolamento social para ficar, em média, quatro horas por dia na web. E entre um conteúdo e outro, eles estão se relacionando com as marcas. 

Nesse sentido, o comportamento do consumidor mudou com a transformação digital. Isso foi potencializado pela pandemia devido ao fechamento temporário das lojas físicas. 

Como consequência, as compras pela internet cresceram. Levantamento do Compre&Confie (site de avaliação de compras on-line) apontou que o e-commerce brasileiro vendeu 81% mais em abril deste ano.  

Portanto, para falar a nova língua deste novo consumidor, o marketing também precisa mudar. É justamente por isso que os especialistas falam que estamos vivendo o Marketing 4.0. Ele consiste, basicamente, no padrão de consumo intermediado pela tecnologia. 

Sendo assim, antes de comprar qualquer produto (mesmo em lojas físicas), o consumidor pesquisa em sites, em comunidades das redes sociais e nos rankings on-line de reclamações. 

Mesmo que o empresário não perceba, o Marketing 4.0 está presente em todas as relações com o mercado consumidor. Por isso, é importante que ele tenha uma estratégia de comunicação com este novo consumidor. 

Marketing Integrado: como colocá-lo em prática no seu negócio 

O Marketing Integrado se baseia no conceito de comunicação integrada, que consiste no planejamento e na análise das melhores práticas de integração dos canais, sejam eles off-line ou on-line, para se comunicar com consistência com o público do negócio. 

Antes do Marketing 4.0, as empresas eram limitadas à propaganda em rádio, tevê e jornal. Porém com o surgimento das novas tecnologias, que assumiram papel central na comunicação, é preciso adaptar o relacionamento com o público. 

Portanto, para chamar a atenção do futuro cliente há um mix de canais, como as tradicionais mídias off-line (rádio, tevê e jornal) e as atuais oportunidades do universo on-line (sites, portais de notícias, anúncios patrocinados, e-mail marketing e muito mais). 

Mas para não deixar esse marketing se transformar num balaio de gatos, com publicações em todos os canais de forma desconexa, é muito importante contar com as ferramentas do Marketing Integrado. 

Por isso, se o objetivo é aumentar as vendas on-line da empresa, é importante que o anúncio do jornal impresso leve o consumidor para o site corporativo, com um QR Code, por exemplo. 

Na inserção publicitária na televisão, sobretudo, o conteúdo anunciado também deve favorecer a visita ao site da empresa. Aliás, engana-se quem pensa que o anúncio em tevê não dá retorno. Isso porque 97% dos brasileiros têm televisor em casa (segundo a Reuters). Se o alcance não fosse tão considerável, grandes marcas como a Coca-Cola e até mesmo o Facebook não anunciariam em tevê. 

Fonte: Estado de Minas

  

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