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Estratégia: Investimento em marketing faz a diferença em tempos de pandemia (parte 2)

Personalidade da empresa precisa estar alinhada nos canais físicos e digitais

Já imaginou se comunicar de maneira diferente, com objetivos diversos, nas mídias off-line (como o jornal, o rádio e a TV) e nas mídias on-line (como nas redes sociais, sites e aplicativos)? Certamente, o consumidor se sentiria perdido. 

Por isso, é fundamental traçar um plano de marketing que envolva todas as mídias no mesmo tom e voz da marca. Sendo assim, veja a seguir como a pandemia interferiu no uso das mídias pelo consumidor. 

Como era de se esperar, com mais pessoas em quarentena e em home office, o consumo de internet cresceu 112% no Brasil, somente no mês de abril de 2020, comparado ao mesmo mês do ano anterior. A estatística foi revelada pela Akamai – plataforma de armazenamento em nuvem. 

Mas o que as pessoas fazem tanto na internet? Segundo a Ioasys – empresa de transformação digital – a geração Z (até 30 anos) vê vídeos, séries, filmes, videoaulas e ouvem músicas. Já a geração Y (até os 35 anos) prefere as lives, ao passo que a geração X (até os 55 anos) usa a internet para consumir vídeos e música. 

De modo geral, portanto, as pessoas buscam entretenimento e ficam mais tempo conectadas, seja na tela pequena (smartphones) ou na tela grande (notebook e televisão). 

A pesquisa Video Viewers mostrou que, em 2018, o consumo de vídeos cresceu 135% em quatro anos na internet. Plataformas como o YouTube e o TikTok têm se fortalecido cada vez mais. As empresas podem usar isso a seu favor, criando vídeos institucionais, de bastidores e com conteúdos que incentivam o engajamento. 

As redes sociais trouxeram uma supervalorização da imagem. O Instagram, por exemplo, nasceu com o propósito de divulgar fotografias. Por isso, a qualidade se tornou imperativa. Fotos desfocadas ou sem propósito não atingem o público-alvo. Além disso, bancos de imagens também são muito impessoais e podem coincidir com as fotos usadas pela concorrência. Por isso, as empresas estão investindo em fotografias profissionais. 

Redes sociais 

Seis em cada 10 brasileiros estão ativos nas redes sociais, segundo pesquisa da empresa Hootsuite. O mesmo levantamento aponta que 58% destes usuários buscam produtos e serviços na internet. 

Post patrocinado

O alcance orgânico (não pago) nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, estão caindo. Por isso, os posts patrocinados são uma forma de aumentar o alcance das publicações. Eles aparecem a um público segmentado. A partir de R$ 5,00 já é possível impulsionar um post. 

Branded Content 

O Branded Content (conteúdo da marca) é a produção de conteúdo de temas específicos ligados ao segmento de atuação da marca. A publicação se dá em portais parceiros, elevando assim o posicionamento orgânico do site da empresa nos buscadores, como o Google. 

“Desde 2017 temos sentido uma aumento na procura do mercado por conteúdos patrocinados dentro dos portais e nós nos preparamos para atendê-la. Temos um setor focado em produzir conteúdos de marca com valor para nossa audiência e que superem a expectativa dos nossos clientes. Já entregamos mais de 100 projetos exclusivos, pensados para cada cliente e com toda a visibilidade que os Diários Associados pode oferecer”, conta Mayara Souza, head de marketing dos Diários Associados. 

Rádio, jornal e televisão

Além dos canais digitais citados acima, a mídia física, como o rádio, o jornal e a televisão continuam fundamentais no planejamento de marketing das marcas.

Afinal, o rádio e a televisão têm alcance generalizado em todas as classes sociais e independem dos níveis de inclusão digital da população. Já o jornal impresso proporciona uma experiência sensorial no consumidor, que vê o veículo de forma concreta e se sente mais confiante na marca. 

Estado de Minas/site parceiro

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