Geral

Rondonópolis: lojistas esperam aumento nas vendas entre 10% a 15% neste Dia dos Namorados

Lojistas ouvidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis projetam aumento nas vendas entre 10% e 15% no Dia dos Namorados deste ano, comemorado no próximo dia 12 de junho, na comparação com o mesmo período em 2022. Diversificado, o comércio local tem se preparado na última semana para oferecer variedade de produtos e preços ao consumidor que, por sua vez, acentuou nesta semana a procura por um bom presente.

Segundo a sondagem, parte do comércio local já sentiu o efeito do Dia dos Namorados se iniciando, “ainda meio tímido” afirmam os lojistas. “Normal, ainda temos toda esta semana para trabalhar a data. Pelo rumo da nossa economia, a gente sente que as coisas seguem melhorando. Então, as expectativas permanecem altas”, argumentou um entrevistado.

Mesmo sem o apelo e peso nas vendas de outras datas como, por exemplo, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados será bem celebrado, na visão dos lojistas. “Tivemos melhorias recentes na nossa economia. Em nível nacional, bom PIB e recuperação de setores, como a construção civil. Isso nos mostra que o cenário econômico aponta para uma certa estabilidade. As pessoas entenderam que o mundo não acabou e nem vai acabar por conta de troca de governo ou qualquer outra crise. O Brasil não virou e nem vai virar a Venezuela. É a turbulência passando”, diz um entrevistado.

O mesmo completa: “para nós, a espera é a de um Dia dos Namorados tão ou mais animado até que o Dia das Mães, por conta do momento. Estamos apostando na reposição da inflação e, nesta conta, empatar com os números do ano passado já seria algo muito bom. Outro ponto é o ticket médio, talvez ainda baixo, mas dentro de um cenário de presentes com valor tradicionalmente maior nesta época, além do fato de que no Dia dos Namorados há uma troca de presentes. Ou seja, em média dois presentes a cada casal”.

Dos ramos pesquisados, perfumaria, roupas e confecções, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lembranças personalizadas e calçados. Dos itens mais citados como buscados pelos consumidores: smartphones, camisas e camisetas, perfumes e cosméticos em geral (creme hidratante, loção, produto para cabelo e corpo) e itens personalizados (canecas, kits churrasco, etc).

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *