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Sanear foi destaque na semana em que se comemorou o Dia do Consumidor

José Klimachewsk, do Sanear, e a coordenadora do Procon, Luana Teixeira, destacam importância da mediação para resolver demandas apresentadas pelos consumidores.

Campeão em número de resoluções de demandas apresentadas em 2022, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) ganhou destaque na semana em que se comemorou o Dia Mundial de Defesa dos Direitos do Consumidor. A autarquia participou da programação organizada pelo Procon e reafirmou a disposição de manter o serviço de mediação, que foi implantado há cerca de seis anos e hoje é considerado exemplar no município.

A coordenadora do Procon, Luana Teixeira Soares, explicou que a maior parte das demandas do órgão referem-se à prestação de serviços de telefonia, energia elétrica, abastecimento de água e atendimento bancário. Mas, no caso do Sanear, quase todos os consumidores conseguem resolver os problemas de forma rápida e satisfatória.

“Praticamente 99% das reclamações são atendidas após as reuniões realizadas entre as partes. As pessoas saem satisfeitas daqui e esse é o nosso objetivo”, disse Luana. “É um modelo que mostrou-se eficiente e que pode ser adotado por outras empresas”, destaca.

O representante do Sanear, José Klimachewsk, explicou que o serviço de mediação foi criado para melhorar a relação com os consumidores e prevenir litígios. O resultado positivo pode ser medido nos dados oficiais. A autarquia que antes figurava sempre entre as cinco mais reclamados no Procon, agora ocupa a 146ª posição no ranking.

As reuniões de mediação são realizadas uma vez por semana seguindo agendamento feito pelo Procon. Em média são atendidos de cinco a oito clientes por semana, número considerado baixo levando em conta que a autarquia tem quase 100 mil ligações no município.

“A gente ouve o cliente e busca o entendimento, atuando para agilizar a solução do problema apresentado. Quando não é possível fazer isso de imediato, pedimos um prazo e tudo é monitorado pelo Procon. Ao final o cidadão tem seu problema solucionado e conseguimos cumprir nosso objetivo de prestar um bom serviço à população”, explica Klimachewsk.

O presidente do Sanear, Paulo José Correia, também ressaltou a importância do serviço de mediação. “Infelizmente não é possível evitar a ocorrência de falhas diante de um universo tão grande. Mas esse diálogo garante uma resposta rápida ao cidadão, evitando prejuízos maiores para todos”.

Paulo José lembra que a autarquia tem ainda outras ferramentas para receber demandas dos cidadãos, entre elas o tele-atendimento (0800 647 2442), o whatsapp (99984 9090), a ouvidoria (99292 4652 ou 3410 0450) e, de forma presencial, as unidades comerciais.

“Em todos os casos a nossa orientação é para que o consumidor seja atendido com agilidade e educação. Isso explica os índices crescentes de aprovação do Sanear, uma empresa pública que hoje é referência nacional pela qualidade e amplitude dos serviços”, destacou.

HISTÓRICO
O Dia de Defesa dos Direitos do Consumidor é comemorado anualmente no Brasil e no mundo em 15 de março. A data foi oficializada no início da década de 1980 como forma de chamar a atenção para as leis que regulam e protegem as relações de consumo.

Em Rondonópolis a programação alusiva à data foi coordenada pelo Procon, que promoveu atividades especiais em sua sede e também na Praça Brasil. Além de receber demandas, houve a distribuição de orientações sobre a forma de proceder quando há violação de direitos. Uma das maiores preocupações no momento é com relação aos golpes praticados via internet e telefone.

“Infelizmente tem ocorrido muitas fraudes e golpes. Muitas vezes o consumidor vê uma oferta ou recebe um telefonema oferecendo produtos e serviços que na verdade não são bem aquilo. Para evitar isso é importante que o consumidor sempre busque mais informações. Podem nos ligar ou vir aqui no Procon pedir referências de como proceder. Estamos sempre à disposição”, disse Luana Teixeira.

Da assessoria

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