Variedades

José Roberto: na cultura é preciso germinar ideias e projetos

José Roberto de Souza, técnico em assuntos culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis.

 Na cultura precisamos fazer que as ideias germinem, assim como na agricultura, quando semeia é preciso cuidar para que a semente germine, cresça e floresça para produzir. Na cultura é o mesmo caminho, só que é preciso, também, uma boa dose de perseverança e paciência, pois nem sempre conseguimos os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto e por vezes é preciso colocar dinheiro do próprio bolso para realizar e materializar um sonho, pois nós que vivemos a cultura e da cultura, somos eternos sonhadores.

Vivemos hoje, um tempo que esperamos resultados imediatos, na cultura não é assim, é preciso germinar as ideias, muitas vezes por longos períodos, até quebrar a dormência, assim como na agricultura. De repente surge uma oportunidade para desenvolver aquele projeto engavetado a tanto tampo. Isto é fazer cultura, nada é de imediato. Afirmou José Roberto.

Festival Primavera

O primeiro festival chamado Primavera Cultural, foi criado pela Professora Marlene, há muito tempo atrás. Não me recordo quando começou.

Quando cheguei na Secretaria de Cultura em 2004, já trabalhava com cultura e tinha grande experiência, comecei em 1988, com grupos de teatro e eventos culturais.  No início da década de 1990, conheci a professora Janete de Carvalho, ela havia resgatado o projeto Primavera Cultural, mas trocou o nome para Festival da Primavera. Quando ela deixou a Secretaria, o projeto foi novamente paralisado. Em 2004 eu a convidei para resgatar o festival, ela não topou, com ajuda de sua filha retornamos o projeto, que teve a primeira edição no mesmo ano e assim foi nos anos seguintes, essa nova fase precisou pular o 2007, por falta de patrocínio, mas de 2008 até 2012 o Festival da Primavera aconteceu sistematicamente, em 2012 realizamos a última edição do festival. O evento havia tomado uma proporção gigantesca que exigia muito recursos, como não era possível conseguir patrocínio suficiente, resolvemos deixar o projeto de lado. Vale lembrar que o Festival Primavera cresceu tanto que superou outros festivais já tradicionais do estado e da região Centro Oeste.

Da redação

Foto: JC Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *