Autos e Motores

Nissan Sentra demorou demais? Veja 5 carros que chegaram atrasados

Mercado brasileiro tem vários exemplos de automóveis que tardaram bem mais que o esperado para chegar às ruas

Novo Nissan Sentra Exclusive 2023 branco de frente estacionado
Noa geração do Nissan Sentra chegou ao Brasil com cerca de dois anos de atraso .Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan acaba de apresentar o novo Sentra no Brasil: trata-se da quarta geração no país e da oitava em âmbito mundial. A carroceria, mais arrojada, lembra a do atual Versa. O “detalhe” é que o modelo já está à venda em outros mercados desde o fim de 2019. Por aqui, a chegada era esperada desde 2020. Porém, ele é o único atrasado: os lançamentos de outros carros também acabaram demorando bem mais que o previsto.

O VRUM relembra 5 carros cujos lançamentos atrasaram em relação ao cronograma original dos fabricantes. E, ao contrário do Nissan Sentra, a maioria nem enfrentou imprevistos: a demora deveu-se simplesmente a mudanças nos planos dos fabricantes. 

1- Nissan Sentra

nissan sentra modelo 2023 exclusive 2.0 cvt branco de lateral no calcamentoSegundo a Nissan, pandemia causou demora no lançamento do SentraFoto: Nissan/Divulgação

Em 2021, ano em que a antiga geração do Sentra saiu do mercado, a Nissan já confirmava a nova linhagem. Passaram-se, portanto, cerca de dois anos entre o anúncio e a efetiva chegada do sedan. No evento de lançamento, o fabricante atribuiu o atraso à pandemia, mas não entrou em detalhes. Vale lembrar que o modelo acaba de passar por uma reestilização na Ásia.

Já dirigimos o novo Nissan Sentra:

2- Kia Rio

Kia Rio vermelho de frente com o morro do Pão de Açúcar ao fundoKia anunciou a chegada do Rio em 2016, mas lançamento só ocorreu em 2020Foto: Kia/Divulgação

Eis o carro mais atrasado da história, ao menos por aqui. O Grupo Gandini, representante da Kia, confirmou o lançamento do Rio em novembro de 2016, durante o Salão do Automóvel de São Paulo (este jornalista que vos escreve estava lá e presenciou o anúncio). No ano seguinte, o hatch começou a ser produzido no México, o que viabilizaria a importação, já que o país tem acordo comercial com o Brasil.

Mas o tempo foi passando, e nada de o Kia Rio dar as caras. O lançamento só ocorreu em janeiro de 2020, mais de três anos após o anúncio do representante. Para piorar, o hatch chegou logo antes da pandemia, que castigou, em especial, o segmento de automóveis compactos. No fim das contas, o modelo permaneceu no mercado por menos de dois anos e teve apenas 540 unidades comercializadas.

3- Ford F-150

Nova Ford F-150 cor vermelhaFord F-150 deve chegar às lojas em maioFoto: Ford/Divulgação

O Nissan Sentra não é o único carro a chegar ao Brasil em 2023 após uma longa espera. Aliás, o outro modelo demorou até mais que ele para desembarcar ao país: trata-se da Ford F-150. A Ford ensaia importar a picape há pelo seis anos, quando mostrou uma unidade, na versão esportiva Raptor, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Em 2018, a caminhonete não só voltou a ganhar destaque na mostra paulista, como teve até um evento de apresentação à imprensa, no campo de provas do fabricante, em Tatuí (SP). Em 2023, a Ford enfim iniciou a pré-venda da picape no país, mas o primeiro lote, composto por 500 veículos, já esgotou. A negociação normal, na rede de concessionárias, está prevista para começar em maio.

4- Ford Mustang

Ford Mustang Mach1 azul de frente em movimentoFord passou anos ensaiando o lançamento do MustangFoto: Jorge Lopes/EM/D.A.Press

Outro dos carros da Ford cujo lançamento no Brasil poderia dar origem a uma novela é o Mustang. Desde 2014, o esportivo marca presença nas edições do Salão do Automóvel de São Paulo: a Ford, por sua vez, dizia que planejava lançá-lo, mas nunca marcava uma data.

O desembarque acabou acontecendo somente em 2018, após quatro anos de especulações. Desde então, o Mustang já teve diferentes versões no mercado brasileiro, como a Black Shadow e a Mach1. No exterior, o pony-car acaba de ganhar uma nova geração, que já é esperada por aqui.

Primeira geração do Mustang data de 1964: confira o vídeo do modelo original junto com o atual!

Assista mais vídeos no canal do VRUM no YouTube

5- Fiat Bravo

Fiat Bravo T-Jet azul de frente em movimento
Fiat Bravo chegou ao mercado com cerca de dois anos de atraso, em novembro de 2010Foto: Fiat/Divulgação

Bem antes da chegada de Nissan Sentra, Ford F-150 e demais carros, o mercado brasileiro já vivenciava atrasos com os lançamentos de determinados carros. Um deles aconteceu com o Fiat Bravo. O hatch médio entrou no mercado europeu em 2007 e, inicialmente, pareceu que ele não demoraria a atravessar o Atlântico; afinal, no ano seguinte, exemplares já eram vistas em testes na fábrica de Betim (MG).

Ledo engano. O fabricante foi priorizando outros projetos e deixando o Bravo para depois. Bem depois: o lançamento só se concretizou quase três anos mais tarde, em novembro de 2010. Acabou ofuscado pela segunda geração do Ford Focus e pela primeira linhagem do Hyundai i30, que vieram logo antes. O modelo acabou saindo de linha em 2016, com uma participação discreta no mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *