Autos e Motores

Fabricante de motos chinesa quer ‘ressuscitar’ tradicional fabricante italiana

 

Nos últimos anos várias fabricantes europeias de motocicletas voltaram ao mercado, principalmente com a ajuda de empresas asiáticas. Agora, uma marca de motos italiana parece que vai ressurgir das cinzas, graças à ajuda da gigante chinesa Qianjiang.

Marca de motos vai ‘ressuscitar’ italiana

A Qianjiang é um dos maiores nomes da indústria de motocicletas na China. E graças a ela, a marca de motos Benelli voltou a ter destaque no mercado. Mas agora, outro nome de peso italiano pode ressurgir pelas mãos dos chineses, a Morbidelli.

A Morbidelli Motorcycles ganhou destaque na década de 1970, no mundo das corridas. Tudo isso por iniciativa de Giancarlo Morbidelli, o fundador da empresa, que inscreveu suas motos nas classes 125, 250, 350 e 500 do campeonato mundial de velocidade.

morbidelli, marca de motos italiana

Morbidelli nasceu como uma fábricante de motos de corrida

E até 1976, as Morbidelli não estavam disponíveis para venda a pilotos privados, só os profissionais da própria equipe podiam correr com as máquinas. Foi apenas após uma nova fábrica ser construída com a ajuda da Benelli (chamada de MBA – Morbidelli-Benelli-Armi) que as motocicletas passaram a ser construídas em maior quantidade.

Agora, depois de a empresa ter cessado atividades no passado, ela foi linkada novamente a MBP – como sendo uma das marcas registradas da Powerlink Technology, de Hong Kong. Ainda não está claro se a Qianjiang também possui ou tem participação na Powerlink, mas a MBP já está sob o guarda-chuva da gigante.

A QJ Motors é uma das maiores marcas de motos da China e tem participações, maiores ou menores, em diversas outras empresas do setor – como a Benelli

No entanto, assim como a Keeway, a MBP não compra suas motos da QJ Motor, mas de vários fabricantes chineses, como Gaokin e Longjia. Mas seja qual for o caso, não deve ser tomado por surpresa se a Morbidelli voltar às atividades no futuro.

Motocicleta mais cara do mundo

Em 1994 a Morbidelli construiu uma das suas últimas amostras sobre duas rodas. Era uma inovadora moto esportiva movida por um motor V8 de 847 cc. Um projeto ambicioso e que devido ao seu alto preço significou que não foi economicamente viável produzi-la.

Morbidelli V8 foi um dos últimos projetos da marca de motos

O Guinness Book of World Records até a listou em 2001 como a motocicleta mais cara do mundo. Hoje, um dos raros exemplares pode ser visto no Barber Vintage Motorsports Museum em Birmingham, nos Estados Unidos. Enquanto outra V8 está em exibição no Museu Morbidelli em Pesaro, na Itália.

Embora o passado da marca Morbidelli seja curioso e vitorioso, ainda não está claro se Qianjiang está procurando alavancar o legado da história da italiana novamente.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *